Dive-SC confirma primeiro caso de febre amarela em macaco em 2020

31/01/2020 - 22h15

A Secretaria da Saúde de Santa Catarina confirmou nesta quinta-feira (30) o primeiro caso de febre amarela em um macaco neste ano no estado. O primata foi encontrado no dia 14 de janeiro em Pomerode, no Vale do Itajaí. Em humanos, há um caso de paciente com a doença, um homem de 47 anos morador de São Bento do Sul, no Norte catarinense. Ele está internado no Hospital Nereu Ramos, em Florianópolis.

Atualmente, 56 mortes de macacos estão em investigação no estado para saber se foram provocadas por febre amarela, conforme boletim epidemiológico divulgado nesta quinta. O número registrado neste ano já é quase metade do notificado durante 2019 (353). As notificações são, principalmente, no Norte e Vale do Itajaí.

A febre amarela é considerada uma doença grave, sendo transmitida por mosquitos em áreas silvestres e próximas de matas, e a infecção de macacos indica a presença do vírus na região. A melhor forma de se proteger da doença é por meio da vacina, que deve ser tomada por pessoas a partir de nove meses de idade.

No estado, a cobertura vacinal está em 84%, segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC), mas a cobertura é diferente entre os municípios. O recomendado pelo Ministério da Saúde é imunizar, ao menos, 95% do público-alvo.

Mortes em 2019

No ano passado, o estado registrou duas mortes em humanos provocadas pela doença. Em macacos, foram oito em macacos, sendo a última delas confirmada nesta quinta. O bugio foi localizado no dia 31 de dezembro, em Jaraguá do Sul, no Norte do estado.

>>>Clique e receba notícias do JRTV Jornal Regional diariamente em seu WhatsApp.


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook