Foto: Carine Arenhardt/WH Comunicações
Com apenas 12% das obras de melhorias das BRs 282 e 158 concluídas nos últimos dois anos, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) quer aproveitar R$ 28 milhões que tem em caixa e acelerar a obra. Até o final do ano passado os trabalhos estavam em ritmo lento, quase parando, pois faltava verba. Tanto que até agora foram aplicados só R$ 18 milhões, de um contrato de R$ 158 milhões.
No final do ano foram liberados R$ 19,6 milhões, havia uma sobra de R$ 2,7 milhões e já chegaram R$ 6,4 milhões de um total de R$ 80 milhões previstos para este ano na lei orçamentária, com recursos da União e emendas parlamentares.
De acordo com o engenheiro chefe
do DNIT na região Oeste de Santa Catarina, Diego Fernando da Silva, com os
recursos o número de trabalhadores passou de 20 para próximo de 100.
"Queremos usar
esse recurso que temos no primeiro semestre e buscar o restante dos R$ 80
milhões para que até o final do ano possamos chegar a 80% da obra. Já fizemos
três quilômetros de terceira faixa e tem mais 15 em andamento, de um total de
33 quilômetros. Nesses trechos já estamos restaurando o pavimento também.
Iniciamos o trevo da Udesc, em Pinhalzinho. Lá também já recuperamos dois
quilômetros de rodovia. Estamos com frentes de trabalho também em Maravilha e
São Miguel do Oeste", disse o engenheiro.
Ele afirmou que
depois da BR-282, entre Chapecó e São Miguel do Oeste, é que serão feitas as
melhorias na BR-158, entre Cunha Porã e a ponte sobre o Rio Uruguai, que liga
Palmitos a Iraí-RS.
Como o contrato com
o consórcio Traçado/Gaia/Única termina em novembro, será renovado. O
superintendente do DNIT em Santa Catarina, Ronaldo Carioni Barbosa, disse que a
expectativa é concluir essas obras no ano que vem.
Ele também quer
retomar as obras da BR-163 neste ano, para concluir até 2022. A empresa
vencedora desta licitação, a TORC, de Minas Gerais, elaborou o projeto básico e
ainda falta o projeto executivo. O contrato, que prevê pavimento de concreto, é
de R$ 210 milhões.
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