Doses da vacina contra a Covid-19 chegam a Florianópolis

18/01/2021 - 09h09

Exatamente às 11h27 (horário de Brasília), a aeronave da FAB (Força Aérea Brasileira), que carrega as 126 mil doses da vacina Coronavac destinadas à Santa Catarina, pousou em Florianópolis.

A distribuição começa já nesta segunda no Estado. Tão logo Santa Catarina receba as doses, o governo do Estado dará início à logística de distribuição, que vai acontecer por via terrestre e aérea.

“Importante entendermos que isso é só o início. Provavelmente passaremos o ano inteiro envolvidos na vacinação contra a Covid-19. Então, manter as regras sanitárias é fundamental. O vírus continua entre nós”, salientou o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro.

Segurança

A Polícia Federal faz escolta do carregamento de vacinas desde o desembarque no aeroporto até o local definido pela Secretaria de Saúde de Santa Catarina.

A PRF irá acompanhar as vacinas da Base Aérea de Florianópolis até o centro de distribuição da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, em São José. “A partir dali, ainda não sabemos quando elas seguirão para o interior do Estado”, informou o chefe do núcleo de comunicação da PRF (Polícia Rodoviária Federal), Adriano Fiamoncini.

Segundo a Polícia Militar, as doses chegarão aos municípios catarinenses, via terrestre. “Nosso planejamento prevê o recebimento e guarda da vacina, com posterior escolta e distribuição”, informou Dhiogo Cidral de Lima, comandante do comandante do 4º batalhão da Polícia Militar.

Fases

Primeira: trabalhadores da saúde, a população idosa a partir dos 75 anos de idade, as pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência (como asilos e instituições psiquiátricas) e a população indígena. População estimada deste grupo é de 426.678 pessoas.

Segunda: pessoas de 60 a 74 anos. População estimada deste grupo é de 844.644 pessoas.

Terceira: pessoas com comorbidades que apresentam maior chance para agravamento da doença. População estimada deste grupo é de 1.365.028 pessoas.

Quarta: professores, profissionais das forças de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional. População estimada deste grupo é de 166.289 pessoas.

>>>Clique e receba notícias do JRTV Jornal Regional diariamente em seu WhatsApp.



  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook