Doses destinadas a adolescentes começam a ser distribuídas em SC

Foto: Ricardo Wolffenbuttel/SECOM

Foto: Ricardo Wolffenbuttel/SECOM

10/09/2021 - 06h30

SES (Secretaria de Estado da Saúde) dá início, nesta sexta-feira (10), a distribuição de quase 88 mil doses da vacina Pfizer. O destino será às 17 unidades descentralizadas do Estado e são visando a vacinação dos adolescentes dos grupos prioritários e para aplicação da chamada dose de reforço, para idosos de 85 anos ou mais.

O repasse chega depois de certa pressão, de várias regiões, que aguardam esse aporte para dar início – ou sequência, dependendo da localidade – na nova etapa da vacinação em Santa Catarina.

Os grupos prioritários, entre os adolescentes, são gestantes, puérperas, lactantes, com deficiência permanente, portadores de comorbidades e privados de liberdade.

O diretor da Dive/SC (Diretoria de Vigilância Epidemiológica), João Augusto Brancher Fuck, destaca a nova fase do calendário de imunização.

“Com o ritmo acelerado de vacinação em todo o Estado, conseguimos iniciar o envio de doses para aplicação nos adolescentes e a dose de reforço nos idosos com mais de 85 anos de idade. É mais uma etapa importante na Campanha de Vacinação no Estado”, ressaltou o diretor.

Autorização

A SES lembra que, para que sejam vacinados, os adolescentes devem ser autorizados pelos pais ou responsáveis. A autorização pode ser de forma verbal, caso o jovem esteja acompanhado pelos pais ou responsáveis, ou mediante apresentação de termo de consentimento devidamente preenchido e assinado pelos pais e/ou responsáveis legais.

No caso dos idosos com mais de 85 anos de idade, a dose de reforço deve ser aplicada naqueles que tomaram a segunda dose da vacina há, pelo menos, seis meses.

Doses para adultos e segundas doses

Santa Catarina também vai encaminhar, às centrais regionais, 30.580 doses da Coronavac a 124 municípios para a aplicação da primeira dose nos adultos com 18 anos ou mais ainda não vacinados.

Para a aplicação da segunda dose, serão distribuídas 85.410 doses da Pfizer e 84.870 da Coronavac. Ao todo, serão  288.610 doses encaminhadas às centrais nesta sexta.

A distribuição começa pela manhã. As doses das centrais da Grande Florianópolis, Blumenau, Itajaí, Tubarão, Criciúma, Araranguá, Jaraguá do Sul, Joinville, Mafra, Lages e Rio do Sul serão transportadas via terrestre.

As doses das centrais de São Miguel do Oesre, Chapecó, Xanxerê, Concórdia, Videira e Joaçaba seguem via aérea pelo avião do Corpo de Bombeiros Militar.

>>>PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP.  


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook