ELEIÇÕES 2020: Di Berti desembarca do partido do prefeito e assina filiação no PL
Na lista oficial do TSE, o vereador Vagner Passos, que havia ingressado no PSL, aparece como filiado no PL

Everaldo Di Berti deixa o PSD para integrar os quadros do partido do senador Jorginho Melo

Everaldo Di Berti deixa o PSD para integrar os quadros do partido do senador Jorginho Melo

24/04/2020 - 09h21

No apagar das luzes da janela de transferências, no último dia de filiação para quem quer concorrer nas eleições deste ano, duas trocas de partidos movimentaram os bastidores da política em São Miguel do Oeste. 

A grande novidade, sem dúvida, foi o desembarque do PSD, partido do prefeito Wilson Trevisan, do presidente do Legislativo, Everaldo Di Berti. Ele não escondia de ninguém seu descontentamento pela falta de valorização por parte do governo. O vereador assinou ficha de filiação no partido do senador Jorginho Melo e do deputado estadual Maurício Eskudlark, com quem tem estreia relação política e pessoal. Seu nome inclusive vem sendo cotado para compor uma chapa de oposição à majoritária.

Mas os meios políticos foram sacudidos mesmo foi com a ida do vereador Vagner Passos para o PL. No dia 5 de março ele havia se desligado do PSD. Posteriormente, Vagner anunciou sua filiação no PSL. Ontem (23), qual não foi a surpresa geral com seu nome aparecendo na lista oficial do TSE como filiado do PL.

DUPLA FILIAÇÃO 

Na verdade ele aparece com duas filiações: No PL e PSL. Para a Justiça Eleitoral, em caso de dupla filiação partidária, prevalece a última, no PL,  em conformidade ao parágrafo único do art. 22 da Lei nº 9096/95. Mesmo assim existe a necessidade de comunicar por escrito ao órgão de direção municipal e ao juiz eleitoral da Zona Eleitoral em que for inscrito. Caso a alteração não seja comunicada, as duas filiações podem ser canceladas.

Até mesmo as raposas felpudas da política migueloestina ficaram sem entender nada. Afinal, o que teria levado o vereador a recuar de sua decisão inicial. Vagner Passos disse que vai se pronunciar a respeito oportunamente.

PL COM A MAIOR BANCADA

Com quatro vereadores, o PL passa a ter a maior bancada no Legislativo, com os vereadores José Giovenardi, Milto Annoni, Everaldo Di Berti e Vagnar Passos. O PSD continua com a segunda maior bancada com três edis. Para compensar a saída de Passos e Di Berti, o partido filiou Claudio Barp e Cássio da Silva, ambos oriundos do MDB. E conta ainda com Elias Araújo.

O MDB, que era dono da maior bancada, agora passa a contar com apenas dois: Gilberto Berté e Sílvia Kuhn. O PDT manteve seus dois vereadores: Vanirto Conrad (vereador mais votado do pleito de 2016 com 874 votos) e Odemar Marques.  Também integram a atual legislatura Carlos Grassi, do PP, e Maria Tereza Capra, do PT.

>>>Clique e receba notícias do JRTV Jornal Regional diariamente em seu WhatsApp.  


  • por
  • Jornal Regional
  • FONTE
  • JRTV/Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook