Em reunião com a Uvesc, vereadores da região debatem reativação de associação regional

Presidente da Uvesc, Marcilei Vignatti, explanou sobre objetivos da entidade e serviços oferecidos | Foto: Divulgação/Câmara de Vereadores

Presidente da Uvesc, Marcilei Vignatti, explanou sobre objetivos da entidade e serviços oferecidos | Foto: Divulgação/Câmara de Vereadores

08/07/2023 - 11h06

A Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste sediou, na noite de quinta-feira (6), uma reunião de vereadores do Extremo-Oeste Catarinense, promovida pela União dos Vereadores de Santa Catarina (Uvesc). Participaram do encontro vereadores e servidores de Bandeirante, Belmonte, Chapecó, Descanso, Guaraciaba, Guarujá do Sul, Iporã do Oeste, Maravilha, Pinhalzinho e São Miguel do Oeste.

No encontro, conduzido pela presidente da Uvesc, Marcilei Vignatti, os legisladores da região discutiram a implantação de uma associação de Câmaras de Vereadores da região do Extremo-Oeste. Marcilei, que é vereadora de Chapecó, citou, a título de comparação, a Fecam (Federação Catarinense de Municípios), afirmando que a entidade é forte devido ao grande número de associações regionais, como a Ameosc.

Marcilei defendeu a importância dessas associações e citou que o Extremo-Oeste tinha a Aveosc, e que, por algum motivo, esta foi diminuindo. Ressaltou que há outras regiões em que as associações também fecharam ou nem existem. Na sequência, vereadores, inclusive os ex-presidentes da Aveosc Moacir Fiorini e Flávio Ramos, trocaram experiências e apoiaram a reativação da Aveosc. O presidente da Câmara de São Miguel do Oeste, Vagner Passos, se colocou à disposição para auxiliar na reativação da entidade.

FORTALECIMENTO DOS VEREADORES

A presidente da Uvesc disse que assumiu o compromisso, perante a entidade, de colocar o trabalho dos vereadores em outro patamar. Afirmou que está conseguindo filiar câmaras, ser respeitada, ser liderança dos vereadores e discutir o que pensa como liderança dos vereadores. Ressaltou que a Uvesc está com 21% das câmaras de Santa Catarina filiadas, e que lamenta ser apenas isso para uma entidade com 50 anos de existência. Disse que espera chegar a 100% das câmaras filiadas.

Lamentou que apesar de o Estado ter um “exército” de vereadores, com grande número de lideranças, os vereadores não são convidados a discutir o destino de recursos; e, por outro lado, o vereador é o primeiro a ser procurado pela população. Ressaltou que é necessário filiar mais câmaras e fazer o debate político sobre o papel do vereador. Explanou sobre a gestão da Uvesc e sobre os serviços que a entidade oferece, ressaltando que está profissionalizando a gestão.

>>> PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP. 


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook