Foto: Peterson Paul / Secom
O governador Carlos Moisés esteve em Saudades na tarde desta
sexta-feira, 14, e anunciou a contratação de 25 psicólogos e cinco assistentes
sociais para auxiliar no atendimento psicossocial à comunidade e aos familiares
das vítimas da tragédia causada pelo assassinato de três crianças e duas agentes educacionais em uma
creche, ocorrida na última semana. A manifestação foi feita durante
a visita do Ministro da Educação, Milton Ribeiro, ao município do Oeste
catarinense.
Em reunião na prefeitura, com a presença de alguns pais das vítimas, o chefe do executivo Estadual, muito emocionado, demonstrou a solidariedade e o apoio do Governo do Estado neste momento de dor. “Queremos mitigar os efeitos dessa situação, apoiar e somar junto às ações que já estão sendo feitas. Viemos trazer esperança a este povo tão acolhedor. Eu também sou pai e posso imaginar o tamanho dessa dor. A violência que aconteceu aqui não pode se repetir em lugar nenhum. Como Governo do Estado, faremos o que for necessário para apoiá-los e trazer novamente a sensação de segurança”, afirmou Carlos Moisés.
O ministro da Educação, Milton Ribeiro, informou que o Governo Federal dará atenção especial para melhorias na estrutura educacional do município, seja com obras seja com equipamentos.
O prefeito de Saudades, Maciel Schneider, relatou que o município viveu no dia 4 de maio o pior episódio da sua história e destacou a importância do apoio que a cidade tem recebido. “Nossa população está extremamente triste e abalada. Esse suporte do Governo do Estado vem no momento certo, quando nossa comunidade, famílias e professores mais precisam. Aos poucos estamos tentando nos recuperar. Desde o primeiro momento contamos com o auxílio de muitos profissionais e alguns estão fazendo trabalhos voluntários. Só temos a agradecer a todos que estão se solidarizando neste momento tão difícil para cuidar do nosso povo”, disse o prefeito que também agradeceu pela presença do ministro.
A contratação dos profissionais anunciados pelo governador se
dará por meio de termo de cooperação entre a Secretaria de Estado da Saúde
(SES) e a Secretaria da Educação (SED). O edital será publicado no Diário
Oficial desta sexta-feira. A coordenação da equipe que vai atuar no município
ficará a cargo da SED, por meio do Núcleo de Educação e Prevenção (Nepre), da
coordenadoria regional de Educação de Maravilha.
Também acompanharam o encontro o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Luciano Buligon, presidente da Assembleia Legislativa, Mauro de Nadal, deputado Estadual, Fabiano da Luz, reitor da Universidade Federal Fronteira Sul, Marcelo Recktenvald, presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, Marcelo Lopes da Ponte, vice-prefeito de Saudades, Marcos Hoss, presidente da Câmara de Vereadores, Eliamar Corradi, familiares das vítimas e outras autoridades.
Mais segurança nas escolas
O impacto na comunidade
A moradora de Saudades, Regina Jank, mãe de uma menina de 1
ano e 11 meses que estuda na creche, ainda teme deixar a filha voltar à escola.
“Sentimos medo, mas esse medo não pode nos paralisar. Minha filha pede todos os
dias para voltar ao educandário. Não está sendo fácil para toda a comunidade.
Mas vamos seguir em frente dando forças um ao outro”.
>>>PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP.
-
13/05/2026 - 21h23 -
13/05/2026 - 20h32 -
13/05/2026 - 20h19 -
13/05/2026 - 20h08 -
13/05/2026 - 19h57 -
11/05/2026 - 01h04 -
11/05/2026 - 00h51
-
11/05/2020 - 13h19 -
03/11/2020 - 22h42 -
15/11/2025 - 17h22 -
15/12/2021 - 12h59 -
10/01/2022 - 14h36 -
04/05/2021 - 15h59 -
21/01/2022 - 12h23



DEIXE UM COMENTÁRIO
Facebook