Divulgação/Ascom
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Mauro De
Nadal (MDB), acompanhado dos parlamentares que formam a Frente Parlamentar
Santa Catarina-Itália, recebeu a visita do embaixador da Itália no Brasil,
Alessandro Cortese, nesta terça-feira (07).
Durante a visita, foram discutidas questões envolvendo parcerias entre Santa Catarina e o país europeu, como a possibilidade do ensino do idioma italiano em algumas regiões do estado, assim como já acontece com o alemão nas regiões de Blumenau e no extremo Oeste.
Além disso, também foi tratada a questão da instalação de um escritório consular italiano em Santa Catarina. Na ocasião, o embaixador afirmou que a conversa com o governo do Estado está bem avançada, e o sinal é muito positivo. A Embaixada somente espera pela confirmação de onde será o espaço físico cedido ao órgão. A ideia, afirma o Cortese, é inaugurar o escritório em 2024, quando se comemoram os 150 anos da imigração italiana em Santa Catarina.
O escritório consular será ligado ao consulado italiano de Curitiba, e deve contar com dois funcionários de carreira.
Resultados da missão à Itália
De acordo com o presidente da Alesc, deputado Mauro De Nadal, a notícia positiva dada pelo embaixador Cortese é resultado da missão ocorrida no último mês de setembro, quando um grupo de deputados estaduais esteve na Itália para uma série de reuniões. Uma delas foi com o vice-ministro de Relações Exteriores e Cooperação Internacional da Itália, Giorgio Silli, e a pauta foi, justamente, a instalação do escritório em solo catarinense.
“Isso vai estreitar ainda mais o laços entre Itália e Santa Catarina, não somente para resolver questões burocráticas, mas também para incentivar temas culturais e econômicos”, afirma De Nadal.
À época, também fizeram parte da missão os deputados estaduais Vicente Caropreso, Egidio Ferrari e Rodrigo Minotto, assim como o presidente da Câmara de Comércio Santa Catarina-Itália, Tullo Cavallazzi.
>>> PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP.
DEIXE UM COMENTÁRIO
Facebook