Enem 2021: confira como serão as provas deste ano

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil/Divulgação

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil/Divulgação

10/11/2021 - 08h17

Com o menor número de inscritos desde 2005, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 está previsto para ocorrer nos dias 21 e 28 deste mês. Ao todo, 3.109.762 inscrições foram confirmadas. Diferentemente de 2020, as versões impressa e digital das provas de 2021 serão aplicadas nas mesmas datas e terão perguntas iguais.

Na Página do Participante, os inscritos poderão acessar o Cartão de Confirmação de Inscrição do Enem 2021. No documento, constam informações como data, local e horários da aplicação. Também são informados número de inscrição, opção de língua estrangeira selecionada, assim como tratamento por nome social e atendimento especializado, caso esses serviços tenham sido solicitados e aprovados. Apesar de não ser obrigatório, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recomenda que o inscrito leve o cartão nos dias de aplicação.

O Enem 2021 já havia registrado o menor número de inscrições totais desde 2007, com pouco mais de 4 milhões de inscritos. Após a confirmação dos pagamentos, a queda foi maior ainda. 

Nos dias das provas, os participantes antes de entrarem na sala receberão um envelope porta-objetos para guardar todos os itens proibidos. O envelope deverá ser deixado abaixo da carteira, com eletrônicos desligados.

Para o Enem Digital foram ofertadas 101.100 vagas em 2021. Porém, apenas 68.891 candidatos pagaram a taxa de inscrição e confirmaram a inscrição – o equivalente a 68% dos inscritos inicialmente. O Enem digital será exclusivo para quem já concluiu o Ensino Médio ou está concluindo a etapa neste ano.

As provas

Tanto a versão impressa quando a digital do Enem 2021 terão quatro cadernos de questões e a redação. Cada prova terá 45 questões de múltipla escolha. No Enem Digital, elas serão apresentadas na tela do computador, mas a redação deverá ser escrita em formato impresso - seguindo os moldes da versão em papel. Nos dois dias, os participantes receberão folhas de rascunho.

No primeiro dia, serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, e Ciências Humanas e suas Tecnologias, além da Redação. A aplicação terá cinco horas e 30 minutos de duração. Na segunda data, os candidatos terão cinco horas para responderem as questões das provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, e Matemática e suas Tecnologias.

Os gabaritos oficiais das provas objetivas serão divulgados até o terceiro dia útil após a realização das últimas provas.

Nova chance

Os participantes isentos que não compareceram ao Enem 2020 e que puderam se inscrever para a edição de 2021, no período de 14 a 26 de setembro, farão o Enem nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022. A aplicação será nas mesmas datas do exame para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL).

Datas confirmadas

Horários de aplicação  das provas (fuso de Brasília)

Abertura dos portões: 12h
Fechamento dos portões: 13h
Início das provas: 13h30min
Término das provas no 1º dia: 19h
Término das provas no 2º dia: 18h30min
Regras de prevenção à covid-19, conforme o edital
Será obrigatório o uso de máscara durante a prova.
Uso de álcool gel na higienização das mãos.
Não seguir os protocolos de prevenção à covid-19 será considerado critério de eliminação.

Separe o que levar

Obrigatório

-Caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.
-Documento de identificação válido.
-Máscaras de proteção contra a COVID-19.

Aconselhável

-Álcool gel
-Cartão de Confirmação de Inscrição
-Declaração de Comparecimento impressa (caso precise justificar sua presença no exame)

ATENÇÃO! Será eliminado o participante que portar qualquer um dos itens a seguir fora do envelope porta-objetos fornecido pelo aplicador, ao ingressar na sala de provas:

-Declaração de Comparecimento impressa.
-Óculos escuros e artigos de chapelaria, como boné, chapéu, viseira, gorro ou similares.
-Caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos.
-Livros, manuais, impressos, anotações.
-Protetor auricular.
-Relógio de qualquer tipo.
-Quaisquer dispositivos eletrônicos, como telefones celulares, smartphones, tablets, wearable tech, máquinas calculadoras, agendas eletrônicas e/ou similares, ipods, gravadores, pen drive, mp3 e/ou similar.
-Alarmes, chaves com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico.
-Fones de ouvido e/ou qualquer transmissor, gravador e/ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens.
-Quaisquer outros materiais estranhos à realização da prova.


  • por
  • Jornal Regional
  • busca rápida
  • Enem



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook