Uma pesquisa do Instituto Datafolha sobre a educação não
presencial constatou que 96% dos alunos da rede pública da região Sul do Brasil
receberam atividades remotas, acima do alcance nacional de 82%. O percentual de
estudantes da região Sul que fizeram alguma das atividades enviadas pela escola
na semana anterior ao levantamento foi de 90%, enquanto a média brasileira foi
de 68%. A pesquisa foi encomendada pela Fundação Lemann, Itaú Social e
Imaginable Futures.
O levantamento de julho foi o terceiro ciclo feito pelo Datafolha com
objetivo de identificar se os estudantes do ensino fundamental e médio da rede
pública estão recebendo, acessando e realizando as atividades remotas durante a
pandemia no Brasil. Elaborada a partir de entrevistas com pais ou responsáveis
de estudantes, a pesquisa também aprofunda algumas percepções, como a região
Sul ter mais alunos adaptados ao sistema e maior protagonismo dos professores.
Apesar de não detalhar as informações por estado, a pesquisa reforça os
dados divulgados pela Secretaria de Estado da Educação (SED) a partir dos
levantamentos feitos em Santa Catarina junto às Coordenadorias Regionais de
Educação e com apoio da plataforma Google Classroom. O levantamento feito em 7
de julho pela SED indicou que 522 mil de 537 mil alunos da rede estadual, correspondente a 97%, realizam as atividades não presenciais.
“A pesquisa confirma os bons números que temos alcançado em Santa Catarina, que está entre os maiores percentuais do país em alcance e participação nas atividades não presenciais. Seguimos trabalhando com o firme propósito de mantermos nossos alunos interessados nos estudos para que tenham vínculo permanente com sua escola e com seus professores, de modo a minimizarmos ao máximo o risco de evasão”, destaca o secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni.
Celular é a mídia mais usada para fazer as atividades
A pesquisa do Datafolha detalha ainda as mídias usadas pelos estudantes. A constatação é que 77% dos alunos da região Sul fizeram as atividades pelo celular, 76% por materiais impressos, 57% pelo computador e 26% pela TV.
Em relação aos professores, para 82% dos pais e responsáveis na região Sul, os docentes corrigem as atividades não presenciais, enquanto 74% percebem que os alunos recebem apoio dos professores para fazer as atividades. O índice está acima das demais regiões e da média nacional, em que 69% afirmaram que os professores corrigem as atividades e 65% que os professores apoiam os estudantes para tirar dúvidas.
Em SC, a SED criou capacitações e disponibilizou plataformas para que o docente possa escolher como deseja lecionar aos alunos durante o período em que estão distantes da sala de aula.
Um quarto dos alunos tem mais envolvimento com o sistema não presencial
Outro dado da pesquisa é que 24% dos alunos na região Sul estão mais envolvidos com as atividades escolares do que costumavam estar no período anterior ao isolamento social. Além do Sul ser a região com o maior percentual, supera o índice nacional, que é de 18%. Outros 17% seguem tão envolvidos quanto antes, 41% estão menos envolvidos do que estavam antes do isolamento social e 17% perderam o interesse.
A região Sul também tem o menor percentual de pais e responsáveis com medo do estudante desistir da escola, índice de 29%.
Dados de equipamentos por alunos na região Sul
Por fim, a pesquisa do Datafolha elenca o acesso dos estudantes a
equipamentos para fazer as atividades remotas. Na região Sul, 98% dos alunos
têm equipamentos com acesso à internet (computador, notebook, tv e celular),
sendo que 66% têm para uso individual e 31% dividem o aparelho. Entre os
estudantes da região, 59% possuem computador ou notebook, 63% TV com acesso à
internet e 97% celular com acesso à internet.
O índice de estudantes com acesso à internet banda larga no domicílio é de
80% na região Sul, enquanto o índice nacional é de 64%. O dado é próximo do
retrato da rede estadual de Santa Catarina, em que os pais e responsáveis de
18% dos alunos marcaram na matrícula não ter acesso à internet em casa,
informação usada para desenvolver o sistema de atividades não presenciais no
Estado.
Modelos de ensino remoto implementado em SC
O sistema de atividades não presenciais foi implementado a partir de 6 de
abril no estado, com enturmações realizadas na plataforma on-line do Google
Classroom e a entrega de atividades impressas na escola, adaptadas do plano de
ensino pelos professores. Antes disso, os alunos ainda tiveram à disposição uma
página com recursos digitais de aprendizagem para manter a aprendizagem e o
vínculo com a escola.
Dados da pesquisa
A pesquisa Datafolha tem abrangência nacional, com 1.056 entrevistas de
pais ou responsáveis de estudantes de escolas públicas municipais e estaduais
brasileiras, com idade entre 6 e 18 anos.
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