Entenda o poder que o sabão tem para destruir o coronavírus

03/04/2020 - 12h00

Uma das ações principais para prevenir o coronavírus é lavar as mãos com água e sabão. A recomendação se baseia em estudos que mostram que as mãos são um dos principais condutores de doenças. Os infectologistas têm recomendado o uso de água e sabão, mas detergentes e sabonetes também podem ter a mesma eficácia.

“O vírus tem uma cápsula de gordura protetora e o uso de produtos que contêm substâncias que bloqueiam a gordura, seja sabonete, sabão ou detergente são eficazes na limpeza das mãos”, explica o infectologista Pablo Sebastian Velho, que é coordenador do curso de Medicina da Univali.

A seguir, veja a lista do caminho que o vírus percorre desde o contato com as mãos até ser destruído através da lavagem com água e sabão. As informações foram colhidas de cartilhas da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.

1. Mãos tocam superfícies contaminadas

No caso do novo coronavírus, o vírus é capaz de sobreviver durante horas em superfícies. Pessoas assintomáticas podem espalhar o vírus no deslocamento para o trabalho, no supermercado e em diversos locais.

Uma pessoa que toque uma superfície contaminada, como um celular, o botão de elevador, embalagens de supermercados, maçanetas e objetos em geral, pode colocar a mão em contato com o vírus.

2. Sem lavagem, mãos podem levar o vírus ao rosto

As ilustrações do novo coronavírus mostram que o vírus possui espinhos ao redor de sua estrutura. Uma vez que a mão contaminada entre em contato com a cavidade do nariz, olhos ou boca, os espinhos são utilizados para entrar nas células humanas.

Esse ingresso do vírus no núcleo celular se replica e a pessoa adoece. Pesquisas mostram que as pessoas levam as mãos ao rosto pelo menos 20 vezes por hora.

Por isso, a recomendação é que as pessoas mantenham as mãos lavadas.

3. Ao lavar a mão, sabão atinge a gordura presente na estrutura do vírus

As partículas virais são envolvidas por um envelope, que possui gordura, onde os espinhos estão presos.

A água não consegue se integrar à gordura, por isso que lavar a mão só com água não resolve.

Já o sabão, além de se dissolver na água, consegue também agir na gordura.

4. As moléculas de sabão conseguem destruir o envelope do vírus

As moléculas do sabão fazem o envelope do vírus estourar e as partículas virais são levadas pela água.

Esse processo não é instantâneo, por isso, a recomendação é esfregar as mãos por no mínimo 20 segundos e estender a lavagem até a região do braço para garantir que o vírus seja destruído.

Dia Mundial da Lavagem das Mãos

O ato de lavar as mãos é tão relevante para a saúde pública que, em 2008, a Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu o dia 15 de outubro como o Dia Mundial da Lavagem das Mãos. Na data, ações são feitas em todo o mundo para conscientizar sobre a importância dessa medida

>>>Clique e receba notícias do JRTV Jornal Regional diariamente em seu WhatsApp.


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook