Entidades educacionais escrevem carta aberta pela vida e contra a Covid-19

15/03/2021 - 18h31

O Fórum de Presidentes das Associações articuladas junto ao Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras – CRUB, integrados pela Associação Brasileira das Instituições Educacionais Evangélicas – ABIEE, a Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Educação Superior – ABRUC, a Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais – ABRUEM, a Associação Nacional de Educação Católica do Brasil – ANEC, a Associação Nacional de Universidades Particulares – ANUP, a Associação Catarinense das Fundações Educacionais – ACAFE, o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas – COMUNG, o Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras – CRUB, e o Fórum das Faculdades Comunitárias – FORCOM, em face à pandemia da Covid-19 e o início do processo de imunização encaminhou uma carta aberta às governadoras e aos governadores estaduais, do distrito federal e ao governo federal a favor da vida e pela vacina contra à covid-19.

Na carta, os presidentes das entidades, solicitaram a implementação de medidas que busquem ampliar a escala de vacinação, oferecendo o apoio de estruturas físicas, quando solicitadas pelos Gestores de Saúde, bem como solicitando a inclusão dos professores e trabalhadoras/es da educação, na 1ª fase da vacinação, levando em consideração a determinação do MEC, por meio da Portaria nº 1.038/2020, de retorno presencial a partir de março de 2021.

Conforme o documento encaminhado às autoridades, o Plano Nacional de Operacionalização da Imunização anunciado pelo Ministério da Saúde está dividido em 4 fases, e nele não consta a inclusão dos trabalhadores da educação na 1ª fase, o que torna preocupante o retorno destes profissionais às salas de aula.

Na carta é enfatizado que a exposição de professores com a retomada das aulas presenciais, definidas em cada unidade da federação, é uma preocupação compartilhada com as famílias, em especial as que convivem com idosos e grupos de risco, da mesma forma que com os colaboradores das escolas, a mesma ainda, cita como exemplo outros países que já estão iniciando a vacinação em massa da população contra a COVID-19, dando prioridade para profissionais de saúde e em alguns casos específicos como a Rússia, que está dando prioridade para médicos e professores.

— Com o iminente retorno dos estudantes às aulas presenciais, tanto na rede pública quanto na rede privada, entendemos que os profissionais da educação passam, naturalmente, a fazer parte dos primeiros grupos, uma vez que as interações são inevitáveis, mesmo seguindo, com rigor, os protocolos de segurança estabelecidos — destaca o presidente da ACAFE e reitor da Unoesc, professor Aristides Cimadon.

ACAFE DISPONIBILIZA INFRAESTRUTURA PARA O MINISTÉRIO DA SAÚDE

Anterior ao envio da carta aberta, a ACAFE já havia encaminhado um ofício ao secretário de Saúde do Estado, se colocando à disposição do Ministério da Saúde para auxílio na Campanha de Imunização contra a Covid-19, a nível nacional reiterando a parceria de longa data estabelecida com o Estado de Santa Catarina e com o cidadão catarinense, se disponibilizando em colaborar com a Campanha Estadual de Imunização nas regiões em que possui infraestrutura de cursos da área da saúde.

>>>PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP.

• por
  • Jornal Regional