Estação Espacial Internacional vai sair de órbita e cair na Terra em 2031, diz relatório

Estação Espacial – Foto: Pixabay

Estação Espacial – Foto: Pixabay

08/02/2022 - 12h01

A Nasa publicou recentemente detalhes sobre o que pode ser o adeus da Estação Espacial Internacional (ISS). O relatório prevê a extensão dos trabalhos na instalação até o final do ano de 2030, assumindo a saída de órbita do equipamento, chamada de “deórbita”, em janeiro de 2031.

Segundo o documento Relatório de Transição da ISS, na data prevista, a estação de 109 metros de comprimento e massa de 300 toneladas vai sair de órbita, através de uma reentrada controlada sobre o Oceano Pacífico. As informações são do site Tecmundo.

A parte que não se desintegrar na atmosfera terrestre vai mergulhar nas águas de Point Nemo, conhecida como Área Desabitada Oceânica do Pacífico Sul (SPOUA), e considerado “o lugar mais solitário da Terra”.

O que acontecerá depois que a ISS deorbitar

A ISS vai passar a última década desenvolvendo operações comerciais da chamada “economia da órbita baixa da Terra” antes de mergulhar nas águas geladas do Oceanos Pacífico, no chamado “cemitério de naves espaciais”.

A estação hospeda atualmente centenas de experimentos científicos de outras agências governamentais, além de acadêmicos e usuários comerciais.

Nas pesquisas, a Nasa avança em tecnologias e procedimentos destinados a mandar a primeira mulher e a primeira pessoa negra à Lua, e também os primeiros humanos a Marte.

Transições pós-ISS

A agência norte-americana da aeronáutica e espaço prepara uma transição de equipamentos para outras e estações espaciais comerciais futuras pós-ISS.

A Blue Origin, de Jeff Bezos, projeta a construção de um “parque empresarial espacial” – o Recife Orbital – centro de pesquisas, filmagens espaciais e hotel.

>>>PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP. 


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook