Estiagem agrava e 80 municípios decretam situação de emergência em SC

07/06/2021 - 17h29

Atualmente 3% dos municípios catarinenses estão em estado crítico em relação ao comprometimento do abastecimento de água, 8% em alerta e 26% em estado de atenção. Esses dados foram divulgados pelo último Boletim Hidrometeorológico Integrado publicado quinzenalmente pelo Governo do Estado, através da Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC) e pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE). O objetivo do documento é compartilhar informações das condições hidrológicas dos rios catarinenses e o impacto no abastecimento para apoiar o planejamento dos municípios e das ações de resposta a estiagem.

Durante o mês de maio os acumulados de precipitação ficaram entre 100 e 150 mm na maior parte de Santa catarina. Já entre a Região Oeste e o Planalto Norte os valores ficaram entre 50 e 100 milímetros. Por outro lado, nas proximidades do Litoral Sul, na divisa com o Rio Grande do Sul, a precipitação mensal ficou acima de 150 mm, com picos acima de 200 mm.

É importante destacar que na maioria dos municípios catarinenses a precipitação ficou abaixo da média climatológica. No Extremo Oeste e Oeste, onde a média para o período varia de 140 a 180 mm, choveu menos de 120 mm. O que chama atenção é o número significativo de dias sem registro de precipitação. No Extremo Oeste e na divisa com o Paraná, por exemplo, foram registrados até 25 dias sem chuva.

Esta situação indica o agravamento da estiagem em Santa Catarina. Até o momento a DCSC já recebeu 80 decretos de situação de emergência de municípios. “A DCSC continua apoiando os municípios que decretaram situação de emergência com o repasse de reservatórios e do kit de transporte de água limpa”, comentou o chefe da DCSC, David Busarello. Segundo ele, o atual quadro reforça a necessidade de monitoramento constante das condições hidrológicas exauridas. Ele finalizou destacando a importância do planejamento, mobilizações e de medidas de mitigação para reduzir os impactos da estiagem.

Município que decretaram situação de emergência em função da estiagem:

Abdon Batista

Agrolândia

Águas de Chapecó

Águas Frias

Alto Bela Vista

Anchieta

Arabutã

Arvoredo

Arroio Trinta

Bonita

Bom Jesus do Oeste

Caibi

Campo Erê

Campos Novos

Capinzal

Caxambú do Sul

Celso Ramos

Chapecó

Concórdia

Cordilheira Alta

Coronel Freitas

Coronel Martins

Cunhataí

Entre Rios

Faxinal dos Guedes

Galvão

Guaraciaba

Ipira

Iporã do Oeste

Ipumirim

Iraceminha

Irani

Irati

Itá

Jaborá

Jardinópolis

Jupiá

Lajeado Grande

Lindóia do Sul

Maravilha

Marema

Modelo

Mondaí

Nova Erechim

Nova Itaberaba

Ouro

Paial

Palmitos

Paraíso

Passos Maia

Peritiba

Piratuba

Planalto Alegre

Presidente Castello Branco

Princesa

Quilombo

Riqueza

Romelândia

Saltinho

Santa Terezinha do Progresso

Santiago do Sul

São Bernardino

São Carlos

São Domingos

São João do Oeste

São José do Cedro

São Lourenço do Oeste

São Miguel da Boa Vista

Saudades

Seara

Serra Alta

Sul Brasil

Tigrinhos

Timbó Grande

União do Oeste

Vargeão

Vargem

Xanxerê

Xavantina

Xaxim

>>>PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP. 


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook