Estrangeiros e catarinenses conseguem autorização para viagem de volta durante quarentena

21/03/2020 - 19h48

Autorizações governamentais permitem que catarinenses e estrangeiros possam fazer viagens de volta aos países de origem mesmo durante a quarentena imposta para prevenir a transmissão do novo coronavírus. No Peru, o governo disponibilizou uma janela de cinco dias para voos internacionais. Em Santa Catarina, a Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade divulgou neste sábado (21) que foi autorizado que ônibus vazios entrem no estado para buscar estrangeiros.

Santa Catarina tem 51 casos confirmados de coronavírus. Esses números foram divulgados em coletiva de imprensa na manhã deste sábado (21).

Peru

O aeroporto de Lima foi fechado há mais de uma semana. Muitos brasileiros foram até a embaixada do Brasil no Peru para tentar ajuda. A autoridade conseguiu uma janela de pelo menos cinco dias com o governo do país vizinho. Na sexta (20), três voos saíram do Peru e pousaram em São Paulo no começo da noite. Pelo menos nove catarinenses estavam nesses aviões e tiveram que dormir no aeroporto para sair do estado paulista na manhã deste sábado (21).

Ônibus do exército peruano levaram os brasileiros que estavam na Praça das Armas, no Centro de Lima, até o aeroporto. Os passageiros tiveram que se reunir nessa praça, já que muitos estavam em hotéis, albergues, pousadas e não sabiam como ficaria a situação, porque no domingo (22) é o fim da janela disponibilizada pelo governo peruano para as viagens internacionais. A medida vale tanto para sair como para voltar para o país latino-americano. Além de Lima, voos de Cusco devem sair neste sábado para o Brasil.

Estrangeiros em SC

A Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade autorizou a entrada em Santa Catarina de ônibus coletivo e de fretamento de outros países para levar os estrangeiros que estão em solo catarinense.

Para entrarem no estado, esses veículos devem estar vazios. Eles vão ser escoltados até onde os turistas vão embarcar e depois seguirão imediatamente para o destino. As empresas catarinenses que tenham linhas para outros países também podem levar os estrangeiros. Porém, devem voltar sem passageiros.

Pelo decreto de situação de emergência do governo estadual, está proibida em Santa Catarina a circulação de ônibus municipal, intermunicipal, interestadual e internacional. Por isso, a autorização precisou ser feita.

>>>Clique e receba notícias do JRTV Jornal Regional diariamente em seu WhatsApp.


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook