Divulgação/Ascom
A estudante Natasha Monique Goche, da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Waldemar Antônio Von Dentz, da comunidade de Linha Canela Gaúcha, em São Miguel do Oeste, conquistou destaque na Etapa Estadual da VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), realizada de 29 de setembro a 1º de outubro, em Florianópolis.
Ao todo, 134 projetos foram apresentados por escolas de todo
o estado, e Natasha foi uma das 21 delegadas vencedoras de Santa Catarina. Seu
projeto, intitulado “Água em risco – a luta pela preservação da nossa fonte em
meio à agricultura em ascensão”, chamou atenção pela profundidade com que
abordou a relação entre a preservação da água e os impactos da agricultura nas
comunidades rurais.
Graças ao excelente desempenho, a estudante irá representar
São Miguel do Oeste e as escolas do campo da Coordenadoria Regional de Educação
(CRE) na Etapa Nacional da Conferência, que ocorrerá em Brasília, de 6 a 10 de
outubro.
A Conferência, promovida pelo Ministério do Meio Ambiente e
Mudança do Clima, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação de Santa
Catarina (SED), tem como objetivo estimular o protagonismo infantojuvenil em
ações de sustentabilidade, preservação ambiental e cidadania.
Para a diretora de Ensino da SED, Carin Deichmann, projetos
como o de Natasha têm impacto direto na formação cidadã:
“A escola precisa ser um espaço de aprendizado
abrangente, que o aluno leva para sua vida. A participação de estudantes em
projetos como este gera conhecimento que fará diferença não só para eles, mas
para o mundo.”
O Secretário Municipal de Educação de São Miguel do Oeste,
Vamilson Souza D’Espíndola, também enalteceu a conquista da estudante:
“Quando os jovens são convidados a refletir sobre a
realidade local e propor ações, fazem com maestria e transformam o ambiente
escolar e a comunidade. Esse é o exemplo que Natasha nos deu.”
A vitória de Natasha é motivo de orgulho para São Miguel do
Oeste, que será representada em Brasília não apenas pelo nome do município, mas
também pelas comunidades rurais e por todos os estudantes que acreditam na
educação ambiental como caminho para transformar realidades.
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