O turismo tem um
crescimento mundial de 3,9%, com a contribuição de 10,4% no Produto Interno
Bruno (PIB) global o que corresponde a US$ 8,8 bilhões, além de gerar um de
cada dez novos empregos no ano. No Brasil o segmento cresce em média 3,1% ao
ano, com a participação de 8,1% no PIB brasileiro, o que representa US$ 152,5
bilhões. Gera 7,5% dos empregos no País, ou seja, 6,9 milhões de novas
vagas. Em Santa Catarina o turismo representa 12,5% do PIB estadual e
emprega aproximadamente 127 mil pessoas.
Para abordar as
potencialidades turísticas da região extremo oeste catarinense e apresentar os
resultados dos projetos desenvolvidos foi realizada, nesta semana, reunião
técnica no Termas São João, no município de São João do Oeste.
Participaram o diretor técnico do Sebrae/SC Luc Pinheiro,
prefeitos, secretários, agentes de desenvolvimento local, membros dos conselhos
municipais de turismo, representantes de entidades empresarias e da AMEOSC e
AMERIOS.
O objetivo do
encontro foi apresentar as iniciativas desenvolvidas da região do extremo
oeste, tanto por projetos de turismo quanto pelo Programa Cidade Empreendedora,
para buscar a articulação institucional e a elaboração técnica para a
continuidade dessas iniciativas. Conforme o diretor técnico, o Sebrae é
defensor do fortalecimento do turismo, por isso desenvolve e acompanha projetos
que visam contribuir com o surgimento de novas empresas e para o crescimento
dos negócios.
Luc Pinheiro
alertou que Medida Provisória encaminhada ao Congresso prevê a utilização de
recursos do Sebrae para a Criação da Agência Brasileira de Promoção
Internacional do Turismo (nova Embratur). Essa medida, se aprovada, resultará
na redução do orçamento do Sebrae em 18,8%, ou seja, um corte anual de R$ 18
milhões para o Estado”, argumentou Pinheiro.
POTENCIAL
Dados da Polícia
Federal revelam que – na fronteira Brasil e Argentina - a Aduana
Brasileira em Dionísio Cerqueira registou o ingresso de 41.764
pessoas no mês de janeiro deste ano. Pela Aduana Brasileira em Paraíso
passaram, no mesmo período, 29.113 turistas.
Ao analisar as
possibilidades do setor, considerando o município de Paraíso que possui 3.763
habitantes, e considerar o consumo local de R$ 50 para 10% desses turistas
estrangeiros, o incremento na economia do município seria de R$ 3.866,00 per
capita.
“Com esse potencial
precisamos desenvolver estratégias para atrair esses visitantes para a nossa
região e por isso iniciamos um trabalho de base com as empresas para que
estejam preparadas para receber esse público”, enalteceu a consultora
credenciada ao Sebrae/SC, Traute Limberger.
Aliado a esse fluxo
de visitantes pesquisas apontam os principais segmentos de demandas dos
clientes das agências de viagens que são: cultura e patrimônio histórico
(15,3%), negócios e trabalho (9,9%), natureza e ecoturismo (9%), turismo de
aventura (3,3%) e turismo religioso (3,2%). “Todos esses setores podem ser
potencializados no extremo oeste. Outro dado importante é que para gerar um
emprego formal na industrial convencional é necessário o investimento público e
privado de R$ 1 milhão, enquanto que para o turismo precisa-se de R$ 75 mil, o
que reflete em uma economia de R$ 925 mil nos investimentos”, analisou.
Para o prefeito de
Anchieta, Ivan José Canci, o turismo é essencial para desenvolver a
economia da região, de integrar as atividades econômicas existentes seja no
campo da agroindústria, da indústria e do comércio em uma nova atividade que
passa pela cultura, pela história e pela natureza. “Investir no turismo é uma
oportunidade de desenvolver de forma equilibrada e sustentável os municípios.
Contudo, isso se concretizará se os munícipes compreenderem isso e dirigirem
seu olhar para além do que sempre foi feito e esse é o desafio”, enfatizou.
O prefeito de
Tunápolis, Renato Paulata, destacou que o turismo além de
trazer um dinheiro novo, motiva os munícipes locais a ampliarem sua produção e
a embelezarem suas residências, que resulta em realização e felicidade.
“Estamos no início das atividades no município, porém essa parceria com o
Sebrae/SC é fundamental e seria difícil pensar no que realizamos nesses três
anos se não tivéssemos esse suporte. A consultoria motiva, fomenta e
sensibiliza os empresários sobre a importância de desenvolver atividades
turísticas. Mesmo ao ter atividades isoladas realizadas há mais tempo, ao
estruturar por um conselho ou um plano estratégico, os resultados terão mais
impactos e com resultados ampliados”.
ATIVIDADES
As atividades dos
programas incluíram o inventário e diagnóstico turístico; sensibilização dos
empresários; seminários de planejamento; consultoria do departamento de
turismo; reestruturação dos Conselhos Municipais de Turismo; estruturação da
documentação para o mapa turístico nacional do Ministério do Turismo (MTUR) e o
Cadastur.
O foco foi o
trabalho de base no turismo dentro das empresas, com consultora de adequação ao
produto turístico para atender esse público diferenciado, extremamente exigente
e com muitas expectativas. “Estimulados as empresas para as melhorias e as
adequações necessárias em sua gestão com a implantação de várias metodologias”,
destacou Traute.
Na região extremo oeste foram atendidas pelo 81 empresas de seis municípios: Anchieta (23), Dionísio Cerqueira (17), Paraíso (13), Santa Helena (11), Iporã do Oeste (9) e Tunápolis (8). Também foram contempladas com consultorias empresas de Caibi, Campo Erê, Itapiranga, Maravilha e São João do Oeste.
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