As exportações
brasileiras de carne de frango (considerando todos os produtos, entre in
natura e processados) totalizaram 323,8 mil toneladas em janeiro,
informa a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). O número é
14,9% superior ao registrado no mesmo período de 2019, quando foram embarcadas
281,7 mil toneladas.
No mesmo período
comparativo, o saldo das exportações em dólares cresceu 16,5%, alcançando US$
529,1 milhões – contra US$ 454 milhões em janeiro de 2019.
“O mercado
internacional segue pressionado, o que se reflete em preços maiores em relação
ao registrado em 2019. O mix de produtos enviado para mercados com maior
valor agregado como Japão, China e União Europeia também favoreceu o desempenho
mensal”, analisa Francisco Turra, presidente da ABPA.
Principal destino
das exportações brasileiras (com 19,8% do total), a China importou 62,7 mil
toneladas apenas no primeiro mês do ano, volume 87% superior ao alcançado no
mesmo período de 2019, quando foram exportadas 33,6 mil toneladas.
Entre os principais
destinos das exportações brasileiras, o Japão (com participação de 10,1% nas
exportações) importou 31,9 mil toneladas, volume 17% maior na comparação com
janeiro de 2019. Outro mercado com bom desempenho no mês foi a União
Europeia, cujas importações cresceram 22% segundo o mesmo comparativo,
totalizando 18,1 mil toneladas.
“A variedade de
mercados que encerraram o mês com fluxo em crescimento é um importante
indicativo, em um ano que acena para resultados positivos nas exportações de
carne de aves”, ressalta Ricardo Santin, diretor-executivo da ABPA.
SOBRE A ABPA – A ABPA é a maior associação de proteína animal do mundo. É a representação político-institucional da avicultura e da suinocultura do Brasil. Congrega mais de 140 empresas e entidades dos vários elos da avicultura e da suinocultura do Brasil, responsáveis por uma pauta exportadora superior a US$ 8 bilhões. Sob a tutela da ABPA está a gestão, em parceria com a Apex-Brasil, das três marcas setoriais das exportações brasileiras de aves, ovos e suínos: a Brazilian Chicken, Brazilian Egg e Brazilian Pork. Por meio de suas marcas setoriais, a ABPA promove ações especiais em mercados-alvo e divulga os diferenciais dos produtos avícolas e suinícolas do Brasil – como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da produção –, fomentando novos negócios para a cadeia exportadora de ovos e de carne de frangos e de suínos.
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