EXTRA: Assembleia aprova por unanimidade indicação de Grando à presidência da ARESC

Posse de Grando na presidência da ARESC deve ocorrer nos próximos dias (FOTO: Solon Soares/Agência AL)

Posse de Grando na presidência da ARESC deve ocorrer nos próximos dias (FOTO: Solon Soares/Agência AL)

01/12/2021 - 23h40

Em sessão realizada nesta quarta-feira (01), a Assembléia Legislativa aprovou, por unanimidade, a indicação de João Carlos Grando, de São Miguel do Oeste, para a presidência da Agência Reguladora de Serviços Públicos de Santa Catarina (ARESC). Na mesma oportunidade também foi aprovado o nome de Silvio Cesar dos Santos Rosa para o cargo de diretor da estatal. 

Os cargos de presidente e diretor da agência são indicados pelo governador do Estado e submetidos à apreciação da Assembleia Legislativa. Após a aprovação na comissão especial, na semana passada, hoje os dois candidatos tiveram seus nomes aprovados pelo plenário. Agora a matéria vai para a Casa Civil para a publicação do decreto de nomeação de Grando e Rosa para um mandato de quatro anos, sendo permitida uma recondução.

A Aresc atua na regulação dos serviços públicos de saneamento básico, recursos hídricos, recursos minerais, gás natural, energia elétrica, além de outros serviços delegados pela União, estados e municípios. A agência é uma autarquia especial, vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, com autonomia administrativa, financeira, técnica e patrimonial, além da estabilidade do mandato dos dirigentes. 

SAIBA MAIS

João Carlos Grando é advogado e jornalista. Já foi diretor do Badesc, atuou no BRDE, trabalhou no Senado e na Câmara dos Deputados. Foi candidato a deputado estadual por duas vezes e na última eleição municipal concorreu a prefeito em São Miguel do Oeste. Em sua apresentação na comissão, afirmou que atuará buscando “o equilíbrio econômico e financeiro, tanto para consumidores quanto para as empresas que executam os serviços".

Silvio dos Santos Rosa é engenheiro industrial mecânico. Atuou na Agesan e  depois na Aresc, onde acumula 11 anos de experiência. Afirmou que o principal desafio na agência “é atuar para manter o equilíbrio dos contratos que recebemos para fiscalizar”. Ele lembrou que, desde 2015, a regulação da distribuição de gás natural cabe à Aresc, que assumirá também a regulação e a fiscalização do transporte intermunicipal, bem como fretamento e transporte fluvial.

>>>PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP. 


  • por
  • Jornal Regional
  • FONTE
  • Agência AL/JRTV/Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook