Facebook vai reduzir exibição de conteúdo político em teste no Brasil

10/02/2021 - 08h34

Facebook anunciou nesta quarta-feira (10) que irá reduzir a exibição de conteúdo político para "uma pequena porcentagem de pessoas", em um teste que acontecerá no Brasil, Canadá e Indonésia a partir desta semana.

"Durante esses testes iniciais, avaliaremos diferentes maneiras de classificar o conteúdo político no feed das pessoas, usando vários sinais para então decidir as abordagens que usaremos no futuro", disse a rede social em um comunicado.

O experimento será ampliado para usuários nos Estados Unidos nas próximas semanas. A plataforma não informou por quanto tempo irá manter essas mudanças.

Os conteúdos relacionados à política não irão desaparecer completamente do feed, mas a frequência de exibição será reduzida.

O Facebook afirmou que irá perguntar às pessoas que participarem dos testes como foi a experiência ao usar a rede durante o experimento.

Sob o novo teste, um algoritmo irá prever a probabilidade de um post conter temas políticos, independente de quem tenha a publicado. A empresa não deu exemplos do que considera um conteúdo político.

Conteúdos oficiais do governo e serviços não serão afetados pelas mudanças, segundo a companhia.

A iniciativa tinha sido antecipada pelo presidente-executivo da rede social, Mark Zuckerberg, durante a apresentação do balancete da companhia. Na ocasião, ele também revelou que a plataforma iria deixar de recomendar grupos políticos aos seus usuários.

"Um dos principais retornos que temos ouvidos de nossa comunidade é que as pessoas não querem que política e brigas tomem conta de suas experiências em nossos serviços", disse o executivo.

"Claro, sempre será possível participar de discussões e grupos políticos, para quem quiser", completou.

Engajamento

O Facebook diz que, com base em dados dos EUA, o conteúdo político representa apenas 6% do que as pessoas veem na rede social.

Porém, um levantamento da própria empresa em outubro de 2020 mostrou que a maioria das páginas com mais engajamento (curtidas, comentários e compartilhamentos) abordavam esses temas.

Os algoritmos das redes sociais privilegiam conteúdos com mais engajamento, principalmente por manterem as pessoas por mais tempo nos aplicativos, uma medida importante para gerar receitas.

Durante todo o ano passado, a empresa obteve quase US$ 86 bilhões em receitas e alcançou mais de US$ 29 bilhões em lucros, um aumento de 58% em relação ao mesmo período de 2019.

Os resultados positivos aconteceram apesar do boicote de marcas, que reivindicavam medidas mais rígidas contra a disseminação do ódio e de conteúdos racistas em sua plataforma.

>>>PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP. 


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook