O Hemocentro de Santa Catarina (Hemosc) afirmou que poderá solicitar o adiamento de cirurgias eletivas do estado por falta de sangue do tipo O negativo. O anúncio foi feito nesta quinta-feira, dia 13, em uma publicação na rede social oficial do órgão. Para tentar aumentar os estoques, as unidades em Florianópolis, Chapecó e Blumenau, no Vale do Itajaí, estarão abertas neste sábado, dia 15, para receber doações desse tipo sanguíneo por meio de agendamento.
A queda nos estoques tem sido observada ao longo da pandemia como consequência da diminuição no número de doações. Segundo a assessora técnica do Hemosc, Michelen Debiasi Ghedin, o ciclone que atingiu o estado e o frio intenso também colaboraram para que os números de coletas ficassem abaixo do habitual.
"Nas últimas semanas isso tem se agravado, principalmente nas tipagens A e O. As tipagens positivas nós temos conseguido recuperar ao longo desta semana com a ajuda da mídia e do comparecimento dos doadores. Porém, o estoque do O negativo continua bastante preocupante, o que pode levar ao risco de cancelamento das cirurgias eletivas desta tipagem na próxima semana", disse em entrevista na manhã desta sexta-feira, dia 14.
Michelen destaca ainda que as tipagens O positivo, A negativo e B negativo também estão com estoque reduzido e precisam de doações constantes ao longo de todo o ano.
"Visto que o sangue tem um prazo de validade determinado, o Hemosc precisa manter esses estoques regulares. Apesar das cirurgias eletivas estarem sendo suspensas pelo governo do estado, as demais doenças, os demais acidentes, os pacientes oncológicos continuam necessitando de sangue", explicou.
>>>Clique e receba notícias do JRTV Jornal Regional diariamente em seu WhatsApp.
DEIXE UM COMENTÁRIO
Facebook