Farmácias de SC estão autorizadas a aplicar testes de coronavírus

06/05/2020 - 14h56

A Secretaria de Estado da Saúde regulamentou a aplicação de testes para Covid-19 nas farmácias de Santa Catarina. A nota técnica da Superintendência de Vigilância em Saúde do fim de semana autoriza a aplicação e estabelece uma série de regras que devem ser seguidas.

Segundo o Conselho Regional de Farmácias (CRF-SC), até terça-feira (5) nenhuma farmácia tinha solicitado habilitação para aplicar o teste.

Santa Catarina tem 58 mortes por Covid-19 e 2.795 casos confirmados da doença. O Estado tem aplicado os testes em pessoas com sintomas graves da doença.

O Estado considerou a autorização de abril da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que liberou a testagem em todo o país. Segundo o Governo do Estado, todos os resultados dos testes, sejam negativos ou positivos, devem ser informados para a Secretaria estadual de Saúde.

O teste só pode ser aplicado na farmácia, sendo proibida a venda para o consumidor levar para casa, por exemplo. Isso porque, segundo a norma técnica, o teste deve ser aplicado por um farmacêutico habilitado que vai avaliar se a pessoa pode ou não fazer o teste e ainda avaliar os sintomas que a pessoa tem ou teve para evitar os falsos negativos ou positivos.

A nota do Estado ainda alerta que o resultado negativo não exclui a necessidade de isolamento social e essa informação é uma das que devem constar no laudo para o paciente.

Segundo o presidente do Conselho Regional de Farmárcia, Marco Koerich, as regras demandam tempo para adequação das farmácias. Entre as exigências estão treinamento de pessoal, estabelecer uma sala adequada para a testagem, e, em alguns casos, alterar o fluxo de atendimento nos estabelecimentos.

Na avaliação dele, algumas farmácias independentes e redes maiores devem começar a pedir a habilitação para as vigilâncias municipais de saúde nos próximos dias. É um processo rápido, ainda segundo o Conselho de Farmácias.

Outro fator que preocupa as farmácias é que a liberação da Anvisa é temporária, dependendo do investimento necessário, acaba não valendo a pena oferecer o serviço. A estimativa é que os testes sejam vendidos nas farmácias com preços entre R$ 200 e R$ 300. Vejaaqui a nota técnica com todas as orientações sobre testes rápidos.

>>>Clique e receba notícias do JRTV Jornal Regional diariamente em seu WhatsApp.  


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook