Felino encontrado morto no Oeste de SC chama atenção de moradores

19/08/2019 - 11h36

Um animal morto na beira da estrada chamou a atenção de moradores na última semana em Vargeão. De acordo com populares, na quinta-feira, dia 15, ele teria sido vítima de atropelamento no Acesso João Batista Bonan, conhecido como acesso do meio, trecho que liga o município à BR-282.

Suposições sobre a espécie do felino levaram a muitas hipóteses, com a suspeita até de se tratar de uma pequena onça. Mas para a bióloga Micheli Ribeiro Luiz, ao analisar as fotos, possivelmente era um gato-do-mato-pequeno, de nome científico Leopardus guttulus.

Micheli faz parte do projeto Felinos do Aguaí, realizado na Reserva Biológica Estadual do Aguaí, uma das dez unidades de conservação estaduais de Santa Catarina. As atividades são dedicadas à conservação dos felinos silvestres entre as espécies mais ameaçadas do mundo, afetadas principalmente pela perda do habitat.

O gato-do-mato-pequeno é uma espécie de felino que habita quase todo o Brasil e pode ser encontrado em diversos biomas. Em média, pesa 2,5 kg e mede 50 cm (mais 30 cm com a cauda). Além de ameaçada de extinção pela destruição do habitat, a espécie sofre com abates de pessoas que pensam ser um animal perigoso. Embora seja exclusivamente carnívoro, ele se alimenta de roedores, aves pequenas e lagartos.


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook