Final de semana terá uma breve trégua das chuvas em Santa Catarina

Divulgação/Defesa Civil

Divulgação/Defesa Civil

20/10/2023 - 11h09

Após uma semana de chuvas fortes em Santa Catarina, uma melhora nas condições do tempo foi observada nesta quinta-feira. O tempo firme deve continuar entre sexta (20) e sábado (21), mas com diferenças em cada região do estado. Enquanto na região do Grande Oeste o sol já predomina, nas regiões litorâneas, planaltos, e em todo o Vale do Itajaí, o tempo nublado será persistente ao longo do final de semana, com apenas curtos períodos de sol.

No domingo (22) as instabilidades voltam a atuar, provocando temporais isolados no período da tarde nas áreas do Grande Oeste e Litoral Sul. Estes temporais podem provocar rajadas de vento e eventual queda de granizo, apresentando um risco moderado para danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores, destelhamentos, assim como para alagamentos pontuais. Estas instabilidades se estendem entre segunda (23) e terça-feira (24), quando as chuvas avançam para as demais áreas do estado. Neste período, os riscos mencionados valem para as áreas serranas entre o litoral e os planaltos, no Alto Vale do Itajaí e no Grande Oeste. Para as regiões costeiras o risco é menor, podendo trazer transtornos de forma pontual.

As temperaturas conseguem subir na região do Grande Oeste, superando a casa dos 30°C no sábado e domingo. Estas temperaturas são comuns nesta época do ano, e não devem persistir por dias suficientes para caracterizar uma onda de calor.

A tendência para o período entre quarta (25) e quinta-feira (26) indica que o tempo segue nublado, mas os modelos não indicam riscos significativos. O que vale antecipar é a formação de um ciclone extratropical na sexta-feira (27), que deve provocar temporais e chuva intensa entre os estados do Paraná e Santa Catarina. A Defesa Civil recomenda o acompanhamento da previsão do tempo nos próximos dias, quando será possível delimitar os principais riscos que este sistema trará, assim como as regiões em que este sistema pode provocar danos.

>>>  PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP. 


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook