Fisioterapeuta que recuperou Ronaldo 'Fenômeno' para a Copa de 2002 participa de live com acadêmicos da Unoesc

15/06/2020 - 17h54

Os acadêmicos do curso de Fisioterapia da Unoesc São Miguel do Oeste participaram, neste mês, de uma live com o fisioterapeuta Nilton Petroni Vilardi Júnior. O profissional ficou famoso por ter trabalhado na recuperação do jogador de futebol, Ronaldo "Fenômeno", para a Copa Mundial de 2002, quando o retorno do jogador aos gramados era considerado algo impossível. Nilton também trabalhou com o tenista Gustavo Kuerten, com o jogador de futebol Romário de Souza Faria, com o piloto Ayrton Senna e com a jogadora de vôlei Isabel Salgado, entre outros atletas.

Segundo o professor Ricardo Lazarotto, durante a live, o fisioterapeuta abordou sobre a sua trajetória profissional, reabilitando atletas famosos; falou sobre a necessidade de o fisioterapeuta se tornar clínico, podendo diagnosticar doenças, elaborar planos de tratamentos e executá-los. "Nilton Vilardi Júnior foi quem abriu o mercado de trabalho da fisioterapia no esporte. A live proporcionou uma experiência importante para os acadêmicos, que conheceram as bases da fisioterapia e puderam relacioná-las com o contexto atual, no qual o fisioterapeuta passa a ter maior autonomia para reabilitar e manter a condição física dos atletas. Além disso, viram que, para isso, é necessário um estudo profundo sobre a ciência do movimento humano" , detalha o professor.

Ricardo destaca que a fisioterapia desportiva está em expansão. Ele afirma que, com o acompanhamento do fisioterapeuta, o atleta pode melhorar a sua performance. "Essa área está em constante ascensão, tendo em vista o número de atletas amadores e profissionais, que buscam acompanhamento para evitar lesões e melhorar a sua prática desportiva", avalia o professor.

Para a acadêmica Bruna Fiorini, a live proporcionou novas experiências e conhecimentos para sua formação profissional. "Nilton nos incentivou a buscar, constantemente, novos conhecimentos e a desenvolver pesquisas, mostrando que podemos alcançar o que quisermos", conclui a acadêmica. 

>>>Clique e receba notícias do JRTV Jornal Regional diariamente em seu WhatsApp.


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook