Força-tarefa é montada para transporte de materiais para o combate do Coronavírus

09/04/2020 - 11h05

Uma verdadeira força tarefa foi montada no dia de ontem (08), em Santa Catarina, no enfrentamento à COVID-19.

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), por meio do Batalhão de Operações Aéreas (BOA), em parceria com o Grupo de Resposta Aérea de Urgência (GRAU) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), informou que nesta quarta-feira, 08, por volta das 12h, os aviões Arcanjo-02 e Arcanjo-04 foram acionados para transportar inúmeros materiais de Florianópolis para São Miguel do Oeste. Os insumos serão utilizados no combate ao coronavírus no estado catarinense.

Inicialmente, o material foi conduzido pela Defesa Civil à sede do Batalhão de Operações Aéreas, na Capital, local do qual as aeronaves partiram em direção ao aeródromo Helio Wassum, em São Miguel do Oeste.

Já em solo, equipes esperavam para receber o material e realizar a distribuição na região. Serviram como aeródromos de apoio ao transporte as cidades de Lages e Chapecó.

O material foi transportado em parceria com a Defesa Civil Estadual e a Secretaria de Estado da Saúde, órgãos que estão a frente das ações adotadas pelo Governo do Estado no enfrentamento à COVID-19.

No total, foram transportados mais de 36.000 máscaras de proteção facial, mais de 36.000 luvas de procedimento, 315 recipientes de álcool gel 70º, 200 caixas de medicamento Cloroquina e 12 kits rápidos para a detecção da COVID-19.

O transporte aéreo representa importante meio de auxílio em traslados envolvendo grandes distâncias. Por meio dele, é viável percorrer grandes quilometragens em um curto espaço de tempo, em comparação aos meios terrestres. As duas aeronaves percorreram em torno de 2.000 quilômetros (1080 milhas náuticas), em aproximadamente 10 horas de voo. A título de comparação, apenas um trecho desta viagem, por meios terrestres, percorrendo de Florianópolis a São Miguel do Oeste, pode durar mais de 10 horas.

A equipe @cbmsc.samu.arcanjos_sc informa que as atividades continuam, sem interrupção do serviço, tanto com aeronaves de asa fixa e rotativa.

>>>Clique e receba notícias do JRTV Jornal Regional diariamente em seu WhatsApp. 


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook