Formatura da Educação de Jovens e Adultos (EJA) celebra conquistas em São Miguel do Oeste

Divulgação

Divulgação

27/11/2024 - 02h10

Na noite desta sexta-feira (22), foi realizada a formatura dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na unidade do SESI em São Miguel do Oeste. O evento marcou um momento especial para 15 formandos da região, que celebraram a conclusão de mais uma etapa em suas trajetórias educacionais. A cerimônia também integra um ciclo maior, que neste ano formou 2.900 estudantes em todo o Estado de Santa Catarina, com celebrações realizadas de forma coletiva em Florianópolis e localmente nas unidades. Desde que foi criada, em 1999, a EJA do SESI/SC já formou mais de 100 mil pessoas em Educação Básica (Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio).

A Educação de Jovens e Adultos, oferecida pelo SESI, é um programa totalmente gratuito, que alia a formação básica à qualificação profissional. Além de contemplar tanto o Ensino Fundamental quanto o Médio, o curso é estruturado para atender as demandas de jovens e adultos trabalhadores, permitindo que conciliem estudo, trabalho e outras responsabilidades. A metodologia inovadora permite que os estudantes frequentem aulas uma vez por semana e, em um período de 13 meses, concluam sua formação com um curso qualificante integrado.

O gerente de operações do SESI SENAI Oeste e Extremo-Oeste, Ivanor Finato, destacou a importância da EJA como um "passaporte para a próxima etapa da vida". Segundo ele, a formatura é um marco de transformação na vida dos estudantes, que passam a ter melhores condições de empregabilidade, crescimento profissional e até mesmo oportunidades de empreender. "Cada etapa que eles evoluem traz melhorias salariais, condições de desenvolvimento pessoal e profissional, além de uma autonomia que transforma não só suas vidas, mas a sociedade onde estão inseridos", ressaltou Finato.

Durante a cerimônia, o Supervisor de Educação Básica, Alexsander de Lima, destacou a amplitude do programa, que atendeu centenas de alunos na região, com formaturas também realizadas em outras localidades, como Mondaí no próximo dia 30 de novembro. Ele reforçou que a EJA, além de ser uma oportunidade educacional, transforma a vida de toda a família do trabalhador da indústria. "A razão de existir do SESI é justamente oportunizar crescimento educacional e formação, seja ela básica ou técnica, de forma gratuita, para os colaboradores da indústria e seus familiares", afirmou Lima. Ele também agradeceu às empresas madrinhas, como a Conak, em São Miguel do Oeste, que viabilizam o acesso à formação para pessoas sem vínculo direto com o setor industrial.

Além de celebrar a conquista do diploma, a formatura também simboliza o início de um novo capítulo para os estudantes. Muitos deles enfrentaram grandes desafios para retomar os estudos, mas, com dedicação e apoio, concluíram essa etapa e agora têm novas possibilidades para crescer pessoal e profissionalmente. A EJA do SESI não apenas oferece uma educação de qualidade, mas também promove a autonomia, a confiança e o protagonismo de seus estudantes, contribuindo para um impacto social positivo.

Inscrições abertas para 2025

Com o sucesso das turmas de 2024, o SESI já está com lista de espera para as novas turmas de 2025. As vagas são disponibilizadas três vezes ao ano – em março, junho e setembro – para o Ensino Fundamental e Médio. A flexibilidade do programa permite que estudantes ingressem em áreas de conhecimento específicas, garantindo a continuidade de seus estudos em qualquer etapa. Para mais informações, os interessados podem procurar a unidade do SESI pelo telefone (49) 3631 1910.


  • por
  • Jornal Regional
  • busca rápida
  • EJA



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook