França autoriza uso de anestésico veterinário para tratar doentes com Covid-19

05/04/2020 - 13h12

Para contornar a falta de remédios provocada pela epidemia de coronavírus, a França autorizou o uso de um anestésico de cavalos em doentes graves, internados em UTIs. A autorização para a utilização de dois medicamentos à base de propofol foi publicada no Diário Oficial de sexta-feira (3).

A Agência Nacional de Segurança de Medicamentos (ANSM) disse que a medida é necessária porque a demanda mundial por anestésicos explodiu com a pandemia de coronavírus e os estoques do país estão muito baixos.

A decisão é enquadrada pelo Estado de Emergência Sanitária, baixado na França para lutar contra o surto da doença. "Esta é apenas uma peça suplementar que irá contribuir para atender o número importante de pacientes em reanimação", explicou a ANSM.

A entidade já fez o levantamento em todo o território francês dos estoques disponíveis do propofol produzido para humanos, e indica que o anestésico veterinário será utilizado apenas em "complemento". A agência francesa também se mobiliza para aumentar as importações de remédios necessários nas UTIs, mas a concorrência é grande.

O consumo de alguns anestésicos usados para sedar pacientes em reanimação, como o curare, o propofol ou o midazolam aumentou 2.000% na França. A mesma proporção foi verificada no resto do mundo, em um espaço muito curto de tempo, e o mercado internacional não consegue atender toda a demanda.

Sem riscos

O propofol serve para sedar profundamente os pacientes entubados e ligados a aparelhos para que eles possam suportar a respiração artificial. Os dois anestésicos veterinários que poderão ser utilizados nessa crise contêm a mesma substância ativa e a mesma dosagem que os remédios fabricados para humanos. As milhares de ampolas disponíveis estão bem condicionadas e a qualidade delas foi testada, garante a ANSM.

Os produtos são injetáveis e possuem a autorização de comercialização emitida pelas autoridades veterinárias competentes. Eles vão permitir o tratamento de centenas de pacientes, que passam em média, 14 dias internados nas UTIs.

Médicos ouvidos pela imprensa francesa garantem que os anestésicos veterinários não trazem nenhum risco suplementar para a saúde dos doentes. “Eles têm o mesmo efeito. Estamos vivendo um período excepcional e todos os meios são bons para salvar vidas”, disse à radio France Info um especialista.

Confinada desde 17 de março para tentar frear a propagação do coronavírus, a França registrou neste sábado (4) em seus hospitais 441 novas mortes, um balanço inferior ao de sexta-feira. Contabilizando também o número de óbitos nas casas de repouso, o coronavirus matou até agora 7.560 pessoas no país. Mais de 6.800 pacientes estão internados em estado grave nas UTIs. As autoridades sanitárias continuam neste domingo (5) a transferir doentes dos hospitais saturados da região parisiense para outras regiões onde a situação é menos preocupante

>>>Clique e receba notícias do JRTV Jornal Regional diariamente em seu WhatsApp.


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook