Governo de Guaraciaba avalia implantação de pulseiras de identificação em infectados e suspeitos da Covid-19

Administração buscou informações sobre a legalidade da medida junto ao Ministério Público

Administração buscou informações sobre a legalidade da medida junto ao Ministério Público

07/03/2021 - 13h06

A administração de Guaraciaba analisa a implantação de pulseiras em pacientes positivados e suspeitos para coronavírus. A medida teria como objetivo monitorar os pacientes que deveriam estar em isolamento social.

A administração esteve reunida na manhã de sexta-feira(06) para adotar novas medidas em relação à propagação da Covid-19. Um dos assuntos abordados na reunião, foi sobre a colocação de pulseiras indicativas em pessoas consideradas positivas e nos demais que necessitam obrigatoriamente ficar em confinamento.

O prefeito Vandecir Dorigon destacou que essa medida seria para forçar o isolamento social, uma vez que os comércios não poderão deixar os pacientes com a pulseira acessarem os estabelecimentos. O prefeito comentou que houve denúncias nos últimos dias, em decorrência de que algumas pessoas receberam a orientação do isolamento e após isso, passaram nos supermercados e lojas descumprindo as medidas do isolamento. Ele ressaltou que neste momento delicado, sem leitos de UTI, é necessário adotar medidas para frear essa propagação.

Segundo o prefeito, outro objetivo da implantação das pulseiras é facilitar os atendimentos na saúde, sendo que em caso de necessidade de consulta e o paciente estiver com a pulseira, a equipe da triagem e do hospital, poderá encaminhar com mais facilidade já poderá identificar que se trata de um paciente positivo ou suspeito. Dorigon comentou ainda que, a intenção é de que seja aplicado multa em caso de descumprimento da utilização da fita identificativa. Conforme o prefeito, a pulseira possuiria um lacre, não sendo possível a retirada pelo paciente.

Vandecir ressaltou que esteve solicitando informações junto ao Ministério Público para saber se é possível adotar a medida. Além disso, para que seja possível a adoção desta medida, será necessário elaborar um Projeto de Lei. O prefeito lembrou que a Secretaria de Saúde possui uma listagem de todas as pessoas em isolamento social, facilitando a identificação em caso de desobediência às regras.

>>>PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP. 


  • por
  • Jornal Regional
  • FONTE
  • ASCOM/Prefeitura



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook