O governador Carlos
Moisés anunciou em sua entrevista coletiva desta sexta-feira, 17, que já está
disponível no Portal da Transparência e no site www.coronavirus.sc.gov.br uma ferramenta
para acompanhamento dos gastos públicos do Poder Executivo
com ações de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. A
ação foi uma parceria da Controladoria-Geral do Estado (CGE) com o Centro de
Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc) e permite ao
Executivo dar mais visibilidade aos seus investimentos.
“A transparência é
um valor essencial da nossa administração. Há muitas informações circulando e o
cidadão pode acabar sendo levado ao erro. Por meio deste canal, o catarinense
terá acesso a uma informação correta e poderá também fiscalizar como estão
sendo realizados estes gastos”, diz o governador.
A seção
Transparência Covid-19 pode ser acessada por meio do banner “Transparência
COVID-19 Governo do Estado de Santa Catarina”, disponível no Portal da Transparência ou diretamente
pelo endereço eletrônico transparenciacovid19.sc.gov.br. Há
ainda a opção de acessá-la por meio do site www.coronavirus.sc.gov.br, na aba
transparência, nos ícones “Despesas”, “Notas de Empenho” e “Dados abertos”.
Com a novidade, os
usuários podem consultar, diariamente, os valores aplicados pelos órgãos
públicos do Poder Executivo estadual, em que os recursos estão sendo gastos e
quais são as empresas fornecedoras dos bens e serviços.
As principais
consultas e informações disponibilizadas até o momento são:
Despesa
Detalhada: apresenta o
valor do orçamento comprometido pelo Governo do Estado no enfrentamento da
Covid-19, com base no complemento 515 nas notas de empenho (despesas para o
enfrentamento da Covid-19), que deve ser utilizado obrigatoriamente por todas
as unidades orçamentárias do Poder Executivo.
Ver Documentos: apresenta os documentos utilizados
para registro das etapas da execução da despesa orçamentária: empenho,
liquidação e pagamento relacionados ao enfrentamento da Covid-19.
Dados Abertos: apresenta dados e informações para manter
os cidadãos atualizados e permitir o controle social dos gastos e resultados
das ações públicas no enfrentamento da pandemia.
Painéis e
Gráficos: apresenta
painéis e gráficos interativos a fim de facilitar a comunicação e permitir uma
análise mais aprofundada da situação em relação ao enfrentamento da Covid-19.
Os dados das
consultas “Despesa Detalhar” e “Ver Documentos” são atualizados diariamente no
Portal da Transparência, tendo como fonte de informação o Sistema Integrado de
Planejamento e Gestão Fiscal (SIGEF).
Com a divulgação
dos gastos específicos relacionados à atual emergência de saúde pública, a CGE
reforça a importância da transparência para fortalecimento do controle social e
os pressupostos do Portal da Transparência do Poder Executivo: reunir e disponibilizar,
em um único local, informações oriundas dos sistemas governamentais e
apresentar dados e informações sobre a ação pública em linguagem cidadã.
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