Governo do Estado e Fecam fortalecem laços para atender pauta municipalista

31/01/2020 - 22h24

A Federação Catarinense de Municípios (Fecam) realizou eleição e posse da nova diretoria nesta quinta-feira, 30, em Florianópolis. Representando o governador Carlos Moisés no evento, o chefe da Casa Civil, Douglas Borba, parabenizou o prefeito de Caçador, Saulo Sperotto, que assumiu a presidência na entidade. Ele substitui o prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli.

Segundo Borba, a Fecam teve um papel fundamental em 2019 para o Governo do Estado no enfrentamento de desafios encontrados nas mais variadas áreas. “Tivemos um ano difícil, com um começo de governo com 51% de comprometimento com folha de pagamento, uma dívida superior a R$ 700 milhões da Saúde e inúmeras estradas em situação ruim ou péssima. O estado precisou se reinventar e ser criativo na solução dos problemas”, afirmou. O secretário explicou que o Governo e a Fecam estão fortalecendo cada vez mais os laços e, juntos, criando um novo cenário em Santa Catarina, tendo os municípios como prioridade.

O chefe da Casa Civil ainda relembrou que a pauta municipalista, tão defendida pela federação, foi encampada pela gestão do governador Moisés. Entre os exemplos ligados diretamente à Casa Civil, estão a criação da Central de Atendimento aos Municípios (CAM) e a iniciativa de levar o Governo para dentro das associações municipais com os Núcleos de Gestão de Convênios (NGC), que atuam por todo o estado.

Borba também citou o Projeto Recuperar, que prevê a manutenção das rodovias estaduais por meio de convênios com consórcios interfederativos. “A iniciativa foi elaborada a muitas mãos, entre Governo, Fecam e prefeituras. Esse novo modelo mantém a responsabilidade do Estado pela rodovia, mas dá poder de decisão ao município, que escolhe onde aplicar os recursos estaduais”, finalizou.

O evento de eleição e posse foi realizado durante assembleia geral na sede da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc). Esta é a segunda vez que Sperotto assume o comando da instituição, que já havia conduzido os trabalhos em 2010. O período de gestão é de um ano.

Durante a reunião, também foi apresentado o balanço anual da entidade e informações de ordem financeira da instituição, relatório de auditoria periódica anual e parecer sobre o balanço e contas do exercício 2019, além da apreciação do plano de trabalho para 2020. A assembleia ainda contou ainda com o lançamento da campanha da Fecam de combate à violência contra as mulheres.

Quem assume a entidade

Conselho Executivo
Presidente: Saulo Sperotto (PSDB) - Caçador (Amarp)
1º Vice-presidente: Orildo Antônio Severgnini (MDB) - Major Vieira (Amplanorte)
2º Vice-presidente: Paulo Roberto Weiss (PT) - Rodeio (Ammvi)
3º Vice-presidente: Catia Tessmann Reichert (PSD) - Alto Bela Vista (Amauc)
1ª Secretária: Sisi Blind (PP) - São Cristóvão do Sul (Amurc)
2º Secretário: João Carlos Gottardi (PSD) - Corupá (Amvali)

Conselho Fiscal - Titulares
Celso Rogério Alves Ribeiro (PP) - Correia Pinto (Amures)
Gian Francesco Voltolini (PP) - Nova Trento (Granfpolis)
Hélio Roberto Cesa (MDB) - Siderópolis (Amrec)
Joel Longen (PSD) - Petrolândia (Amavi)
Moisés Diersmann (PSL) - Luzerna (Ammoc)
Paulo Henrique Dalago Muller (DEM) - Bombinhas (Amfri)
Rafael Caleffi (MDB) - São Lourenço do Oeste (Amnoroeste)

Conselho Fiscal - Suplentes
Ademil Antônio da Rosa (PSD) - Brunópolis (Amplasc)
Clésio Bardini Debiasi (PP) - Treze de Maio (Amurel)
Henrique Matos Maciel (PSD) - Praia Grande (Amesc)
Jairo Rivelino Ebeling (MDB) - Cunha Porã (Amerios)
Lírio Dagort (PSD) - Xaxim (Amai)
Luiz Clóvis Dal Piva (PSD) - Guatambu (Amosc)
Renato Paulata (PT) - Tunápolis (Ameosc)
Udo Döhler (MDB) - Joinville (Amunesc)

>>>Clique e receba notícias do JRTV Jornal Regional diariamente em seu WhatsApp.


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook