Granizo gigante assusta moradores na Argentina e imagens impressionam

Granizo gigante (Foto: Divulgação, Redes Sociais)

Granizo gigante (Foto: Divulgação, Redes Sociais)

13/03/2024 - 19h24

Nesta terça-feira (12) temporais severos chegaram ao centro da Argentina. A população registrou uma chuva de granizo gigante na região de Campana, em Buenos Aires. As fotos publicadas nas redes sociais mostram pedras de gelo que impressionam pelo seu tamanho.

A agencia de meteorologia argentina METRA (Meteorología de la República Argentina) pediu que a população da Capital ficasse atenta para novos temporais: “Cuidado, porque o risco de fenômenos graves continua, inclusive na Área Metropolitana”, publicou nas redes sociais.

Segundo a agência de meteorologia, o tempo severo na Argentina deve durar até o final da semana: “A partir desta noite e nos próximos dias esperamos mais eventos de tempestades intensas em Buenos Aires, sul do Litoral, Córdoba e Cuyo”, diz a METRA.

Além disso, são esperados mais de 100 mm de chuvas e rajadas de ventos de 90km/hr.

Porque ocorrem as chuvas de granizo?

Segundo o meteorologista Marcelo Martins, da Epagri/Ciram, ocorrências de chuvas de granizo são muito comuns no verão e primavera, que são estações mais tempestuosas.

— Como está muito quente aquela região, está tendo uma confluência de estabilidade que provoca tempestades desde os médios, baixos e altos níveis de atmosfera, ou seja, chuva forte, raio e também tem a condição de granizo. — diz Marcelo.

Ainda segundo o meteorologista, apesar de ser comum nesta época, o evento não está ocorrendo em Santa Catarina porque o Sul do Brasil está sob efeito de uma massa de ar seco e quente.

 


  • por
  • Jornal Regional
  • FONTE
  • NSC



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook