Grêmio inicia oitavas da Libertadores, e Renato iguala recorde de jogos como técnico

Renato é o único brasileiro campeão da Libertadores como jogador e técnico

Renato é o único brasileiro campeão da Libertadores como jogador e técnico

26/11/2020 - 08h26

A noite desta quinta-feira será especial para Renato Portaluppi. Não só por mais uma partida de oitavas de final de Libertadores, competição da qual é o único brasileiro campeão como jogador e técnico.

Ao pisar no gramado do Defensores del Chaco às 21h30, em Assunção, para o duelo contra o Guaraní, o comandante do Grêmio igualará Oswaldo Rolla, o Foguinho, como treinador com mais jogos na história do clube.

Será a 383ª vez que Renato orientará os jogadores tricolores. O número, aliás, vai aumentar um bocado. Ele terá pelo menos a volta das oitavas de final, duas partidas pela Copa do Brasil e mais 17 pelo Brasileirão até o fim da temporada. Se a equipe avançar nos mata-matas, a contagem sobe.

Na próxima segunda-feira, contra o Goiás, pelo Brasileirão, Renato supera Foguinho e assume o topo de forma isolada. O adversário é justamente o mesmo que abriu a contagem, em 2010, na sua primeira passagem pelo Grêmio.

— (Renato) É um cara totalmente diferente de qualquer treinador que eu já tenha pego na carreira. Um cara totalmente tranquilo para lidar com o grupo, já vivenciou isso como jogador e treinador. Ganhou tudo na carreira. Ele cobra muito, é bem exigente, mas dá total liberdade para fazer o que você tem de melhor. Consegue que as coisas pareçam fáceis — resume Diego Souza.

Até o momento, são 382 jogos no clube gaúcho, 198 vitórias, 101 empates e 83 derrotas em três passagens. A atual já dura mais de quatro anos, com títulos da Copa do Brasil em 2016, Libertadores em 2017 e Recopa em 2018. Completam a lista as taças do Gauchão de 2018, 2019 e 2020 e a Recopa Gaúcha do ano passado.

Na atual temporada, Renato também igualou Foguinho no tricampeonato consecutivo do Gauchão. São os únicos treinadores do Grêmio a ter essa sequência de títulos.

Na época do Foguinho era mais fácil, né. Me sinto muito feliz por estar à frente do grande clube há quatro anos, impossível isso acontecer em outro clube. Pode escrever, impossível ficar quatro anos. Me orgulho.

Os números de Renato

392 jogos

198 vitórias

101 empates

83 derrotas

587 gols marcados

313 gols sofridos

Em 2020, volta por cima após turbulência

A trajetória de Renato apresentou um caminho mais acidentado em 2020. Há alguns meses, ao completar quatro anos no comando, o treinador passou a ser contestado a partir da junção de resultado e desempenho cambaleantes.

Recebeu toda a confiança da diretoria para ajustar a equipe e esperar a recuperação de jogadores no departamento médico. A relação com o presidente Romildo Bolzan é estreita — nesta semana, inclusive, fez-se oficial a permanência até o final da temporada, em fevereiro de 2021.

Aqui no Grêmio, não temos essa pressão toda que outros clubes têm. Ele (Renato) consegue segurar isso e deixar a gente tranquilo. A única coisa que ele pede é que a gente dê o melhor por uma hora e meia.

Passada a turbulência, o Grêmio chega para as oitavas de final da Libertadores em uma série de 12 jogos sem perder, com oito vitórias seguidas e quatro empates. Classificado às semifinais da Copa do Brasil, também reagiu no Brasileirão, embora tenha perdido a chance de entrar no G-6 no último domingo.

Único brasileiro campeão da Libertadores como jogador e técnico, há pouco espaço para Renato ser mais idolatrado no Grêmio. Já tem estátua na Arena e ganhou recentemente uma linha de camisetas com frases ditas em entrevistas.

Guaraní x Grêmio - oitavas - ida - Libertadores

Local: Defensores del Chaco, em Assunção, Paraguai.

Data e horário: quinta-feira (26/11), às 21h30 (horário de Brasília)

Provável Guaraní: Servio; Tripichio, Romaña, Báez e Miguel Benítez; Jorge Morel, Florentín e Rodrigo Fernández; Cecílio Domínguez, Merlini e Fernando Fernández.

Quem está fora: Guillermo Benítez

Provável Grêmio: Vanderlei; Victor Ferraz, Geromel, David Braz e Diogo Barbosa; Darlan, Matheus Henrique, Luiz Fernando, Jean Pyerre e Pepê; Diego Souza.

Quem está fora: Kannemann, Alisson, Maicon e Leonardo.

Arbitragem: Guillermo Guerrero, auxiliado por Christian Lescano e Byron Romero, todos do Equador. Daniel Fedorczuk (URU) será o responsável pelo VAR.

>>>Clique e receba notícias do JRTV Jornal Regional diariamente em seu WhatsApp.


  • por
  • Jornal Regional
  • FONTE
  • GE/RS



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook