Grêmio leva 2 a 1 do Vasco e estréia com derrota no Brasileirão

Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Foto: Lucas Uebel/Grêmio

15/04/2024 - 10h20

Em dia de homenagens a Roberto Dinamite, novidades no regulamento e polêmica de arbitragem, o Vasco venceu o Grêmio por 2 a 1 na tarde deste domingo, em São Januário, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro. Os donos da casa marcaram os dois gols no primeiro tempo, em belas finalizações de David e Mateus Carvalho. O time gaúcho descontou com Gustavo Martins na segunda etapa. Os dois times ainda reclamaram de pênaltis não marcados pela arbitragem. 

Como fica?

Com a vitória, o Vasco soma os três primeiros pontos e arranca na segunda colocação, empatado com o Fortaleza, pelo saldo de gols. Já o Grêmio é o 17º colocado, ainda zerado. 

Novidade no uso do VAR

A partida em São Januário apresentou uma novidade na atual edição do Brasileirão: a explicação dos árbitros ao público das decisões revisadas pelo VAR. O árbitro Flavio Rodrigues de Souza inaugurou a ferramenta ao anular um pênalti marcado para o Vasco por simulação de Rossi e não marcar um pênalti a favor do Grêmio após um toque no braço de Lucas Piton dentro da área, ambos lances no primeiro tempo.

Primeiro tempo

O Vasco foi melhor no primeiro tempo e foi para o intervalo com uma boa vantagem. As coisas começaram a se complicar para o Grêmio aos 9 minutos, quando Kannemann se se chocou com Mateus Carvalho dentro da área e desabou no gramado. Tonto, o zagueiro argentino precisou ser substituído e deu lugar a Gustavo Martins, que em sua primeira participação no jogo se envolveu em uma disputa com Rossi dentro da área. Inicialmente, Flávio Rodrigues de Souza marcou pênalti, mas foi chamado ao VAR para revisar a jogada, anulou a decisão e aplicou cartão amarelo no camisa 31 por simulação.

Depois disso, o Vasco começou a envolver a defesa gremista com boas trocas de passes e abriu o placar aos 24 minutos. Rossi cruzou da direita, Marchesín espalmou para o meio da área e David pegou o rebote de primeira. A bola desviou na defesa e foi para o fundo da rede. Os donos da casa ampliararam aos 36, após nova falha da defesa gremista. Rossi cobrou escanteio do mesmo lado, Rodrigo Ely não alcançou e Mateus Carvalho, também da primeira, fez seu primeiro gol como profissional. Nos minutos finais, o Grêmio reclamou de um pênalti após a bola tocar no braço de Lucas Piton dentro da área. A arbitragem foi chamada a revisar o lance no VAR, mas considerou o toque acidental.

Segundo tempo

O Grêmio teve uma grande chance de descontar logo no primeiro minuto da segunda etapa com João Pedro. O lateral recebeu bom passe de Pavon, invadiu a área e bateu cruzado para fora, na primeira finalização do time gaúcho na partida. A resposta vascaína veio no minuto seguinte. Após mais um cruzamento de Rossi, Vegetti cabeçou no canto e Marchesín fez uma grande defesa. No rebote, os donos da casa reclamaram de um pênalti cometido por Rodrigo Ely em Galdames, mas a arbitragem mandou o jogo seguir e não foi chamada ao VAR para revisar a jogada.

A partir das entradas dos jovens Gustavo Nunes e Nathan Fernandes ainda início do segundo tempo, o time gaúcho passou a levar mais perigo ao gol de Léo Jardim e consegiu descontar aos 22 minutos. Após cobrança de escanteio, Cuiabano cruzou na área, a defesa do Vasco não cortou e Gustavo Martins apareceu na segunda trave para empurrar para as redes. O Grêmio até tentou pressionar em busca do empate, mas aos poucos foi perdendo força. O Vasco, por sua vez, controlou bem o jogo e passou a apostar nos contra-ataques. Em uma jogada assim, Vegetti teve chance de ampliar aos 35. Ele invadiu a área tentou driblar o goleiro, mas acabou perdendo a bola.

 


  • por
  • Jornal Regional
  • FONTE
  • GE/RS



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook