Renato de volta ao comando da casamata tricolor (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)
A partir das 15h
desta quinta-feira o Grêmio inicia oficialmente a preparação para a temporada
2023. Depois de 35 dias de férias e sob nova direção, o grupo de jogadores se
reapresenta no auditório da Arena com quatro contratações confirmadas e lacunas
a serem preenchidas.
Desde a última partida oficial, vitória por 3 a 0 sobre o Brusque, o clube passou por mudanças. Romildo Bolzan Júnior deixou a presidência após oito anos e deu lugar a Alberto Guerra. Além das alterações no Conselho de Administração, houve trocas no departamento de futebol, categorias de base e departamento médico. O executivo ainda não foi contratado.
A comissão técnica, capitaneada por Renato Portaluppi, terá o acréscimo do auxiliar Marcelo Salles, ex-Flamengo. O treinador está em Porto Alegre desde a última terça-feira e tem trabalhado para auxiliar o clube a fechar contratações e dar andamento ao projeto de 2023.
Mesmo com a intenção de reformular boa parte do grupo, atletas contestados se reapresentam normalmente. Pepê, Reinaldo, Everton Galdino e Bruno Uvini serão as novidades. Além disso, alguns jogadores voltam de empréstimo, e jovens podem ser promovidos. A porta segue aberta para chegadas e saídas. Confira a situação do elenco para a reapresentação.
Goleiros:
O Grêmio retoma as
atividades com os mesmos goleiros que encerraram a campanha da Série B: Brenno,
Gabriel Grando, Adriel, Felipe Scheibig e Hugo.
Embora não seja uma das prioridades do momento, a direção não descarta buscar um jogador para a posição no mercado. Nomes como o uruguaio Sergio Rochet e o argentino Agustín Rossi foram estudados pelo clube gaúcho.
Zagueiros:
A novidade das
últimas horas foi a renovação de Kannemann por mais uma temporada. O argentino
de 31 anos terá uma redução aproximada de 50% do salário-base e receberá
bonificações caso atinja objetivos pré-definidos em contrato. O novo vínculo
será firmado nesta quinta-feira.
Para a posição, o Grêmio buscou Bruno Uvini, ex-São Paulo, Santos, Napoli, da Itália, entre outros. O defensor de 31 anos foi contratado para compor elenco e assinou em definitivo por um ano. Geromel, Bruno Alves e Natã completam o grupo.
Laterais:
O Tricolor volta
aos trabalhos com dois laterais esquerdos: Reinaldo, ex-São Paulo, e Diogo
Barbosa. Além da dupla, os garotos Thiago Rosa e Cuiabano podem ser promovidos
ao grupo principal.
O lado direito defensivo é a grande carência. Edilson e Léo Gomes não terão os contratos renovados. Rodrigo Ferreira sofreu uma lesão ligamentar no joelho direito durante as férias, e o clube precisou renovar seu vínculo por questões de legislação. O jogador, que pertence ao Mirassol, não será aproveitado.
Os dirigentes priorizam a busca por um novo lateral-direito. Enquanto o reforço não chega, os jovens Lucas Kawan e Thomas Luciano, que eram do time de transição, podem iniciar a pré-temporada no grupo principal.
Meio-campistas:
É o setor com mais
jogadores à disposição de Renato Portaluppi. Com a contratação de Pepê,
ex-Cuiabá, e as possíveis chegadas de Carballo e Cristaldo, é provável que o
Grêmio negocie algumas peças. Estarão na reapresentação: Lucas Leiva, Fernando
Henrique, Thaciano, Villasanti, Bitello, Lucas Silva, Thiago Santos, Gabriel
Silva, Pedro Lucas e Campaz.
Darlan, que esteve emprestado em 2022 para Juventude e Chapecoense, retorna e conta com o prestígio de Renato Portaluppi. É possível que o volante receba novas oportunidades. Matheus Sarará e Jean Pyerre retornam, mas não estão nos planos do departamento de futebol.
Atacantes:
O ataque também tem
carências importantes. Em relação ao time da Série B foram três baixas: Biel,
Janderson e Elkeson. Jhonata Robert se recupera de lesão ligamentar e não será
opção durante boa parte da temporada de 2023.
Por outro lado, Diego Souza prrorogou contrato por seis meses, com possibilidade de renovação até o final do ano. Ferreira e Guilherme permanecem. Everton Galdino é a cara nova no grupo. O ex-Tombense chega por empréstimo de um ano com opção de compra.
A pré-temporada do Grêmio prevê um intervalo de dez dias entre os feriados de Natal e Ano Novo. A estreia da equipe em 2023 será no dia 17 de janeiro, na disputa da Recopa Gaúcha contra o São Luiz, na Arena. O Gauchão começa a partir do dia 21 de janeiro. O Tricolor encara o Caxias, fora de casa, na primeira rodada.
>>>PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP.
DEIXE UM COMENTÁRIO
Facebook