Grupo de Danças Ítalo-Germânico é declarado patrimônio cultural
Entidade cultural foi fundada em 1991 e já se apresentou em diversos municípios da região.

18/11/2020 - 10h19

A Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste aprovou nesta terça-feira (17), em primeira votação, o Projeto de Lei 63/2020, que declara integrante do patrimônio cultural o Grupo de Danças Ítalo-Germânico do Município de São Miguel do Oeste.

O Grupo de Danças Ítalo-Germânico foi fundado no dia 4 de junho de 1991 e iniciou seus ensaios no dia 25 de agosto do mesmo ano, nas instalações do CTG Porteira Aberta. Inicialmente as danças iniciaram com a categoria adulta, ensaiando e apresentando danças folclóricas alemãs. Alguns anos depois, estes mesmos dançarinos sentiram a necessidade de apresentar danças folclóricas italianas e em 1996 oficialmente passam a representar as etnias alemãs e italianas de São Miguel do Oeste. Muito motivadas, as famílias se organizaram no ano seguinte, em 1997, para que as crianças pudessem desenvolver o amor pelas danças folclóricas, iniciando-se assim a categoria infantil.

Os ensaios aconteceram em locais como o Salão Paroquial da Igreja Matriz São Miguel Arcanjo, o Salão do Clube Comercial, o andar superior da Caixa Econômica Federal, a Feira Livre Municipal, ginásio da Escola Estadual São João Batista, a Casa da Cidadania. Atualmente, os ensaios são realizados no Centro de Convivência de Idosos.

O Grupo de Danças Ítalo-Germânico é uma entidade sem fins lucrativos, e tem por objetivos expandir, cultivar e preservar os valores das culturas italiana e germânica, além de proporcionar uma atividade saudável aos jovens, crianças e adultos que gostam de dançar.

Atualmente, o Grupo de Danças Ítalo-Germânico apresenta danças folclórica alemãs e italianas, subdividindo-se nas categorias infantil, infanto-juvenil, juvenil e adulta, totalizando 61 dançarinos.

Para a realização das apresentações, o Grupo utiliza trajes típicos alemão e italiano. O primeiro figurino da roupa alemã foi produzido a partir de modelo da região de Hunsrücker, na Alemanha. Era uma roupa que as pessoas desse lugar vestiam no seu dia a dia. Após dedicado estudo, o segundo figurino alemão – e atual – foi confeccionado com base em modelo da região de Baden, na Áustria.

O traje italiano foi produzido a partir de modelo da região de Vêneto, na Itália. Já o traje da categoria Infantil, confeccionados este ano com a colaboração dos pais e eventos promovidos pelo grupo, é um Dirndl, traje típico alemão, mas sem seguir características dos trajes históricos de uma determinada região. A categoria Juvenil possuiu um traje folclórico/histórico, austríaco da região de Niederösstereich.

O Grupo de Danças Ítalo-Germânico apresenta-se em eventos do município e da região, participando de promoções de entidades e de outros grupos folclóricos. Ao longo de sua trajetória, já se apresentou em diversas cidades da região Oeste de Santa Catarina, no Rio Grande do Sul e até na Argentina, em San Pedro.

O grupo está associado à Liga das Associações Alemãs do Oeste de Santa Catarina (LAAOSC) e, por meio dela, realiza intercâmbio entre os diversos grupos da região. Assim, ensaiando e apresentando, os dançarinos do Grupo de Danças Ítalo-Germânico conhecem a história das culturas alemã e italiana, trabalham em equipe, produzem cultura e inserem uma atividade saudável em suas vidas e na vida de nossa sociedade.

>>>Clique e receba notícias do JRTV Jornal Regional diariamente em seu WhatsApp.


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook