Hospital Regional de São Miguel do Oeste atinge número histórico em captação de órgãos

Reprodução/Ilustração

Reprodução/Ilustração

02/02/2022 - 06h26

A última cirurgia foi na madrugada de sábado (29). Esta foi a terceira captação realizada, no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso - Instituto Santé, no mês de janeiro.

A captação dos órgãos começou por volta das 23h30 da última sexta-feira. Foram quase 4 horas de cirurgia. Os órgãos captados no procedimento foram: fígado, rins e córneas. A doação poderá beneficiar até 5 pessoas.

Profissionais do Hospital Regional e uma equipe de Florianópolis – com o auxílio da Força Aérea Brasileira – participaram do processo de captação.

Para a gerente da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e presidente da Comissão Hospitalar de Transplantes (CHT) do Hospital Regional, Andréia Fiorini, o número de captações é reflexo do engajamento da equipe no que quis respeito ao acolhimento à família do paciente.

“A equipe multidisciplinar acolhe quem está sentindo a dor da perda. Mas, também tem o papel de conscientizar sobre quem está do outro lado – precisamos falar sobre a esperança de vida para quem precisa de uma doação”.

Diferente do que muitas pessoas pensam, o processo de doação de órgãos não é muito demorado. “No momento em que a família autoriza a doação temos um prazo de, em média, 18 horas para fazer a captação. Mas, o processo sempre termina antes”, explica.

“Desde que entrei no Hospital, há 4 anos, nunca tínhamos feito três cirurgias de captação de órgãos em um único mês. Para nós, isso representa esperança”, finaliza Andréia.

>>>PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP. 


  • por
  • Jornal Regional
  • FONTE
  • ASCOM/HRTGB



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook