Hospital Regional de São Miguel do Oeste orienta sobre a Segurança do Paciente

18/09/2020 - 17h46

O Dia Mundial da Segurança do Paciente foi lembrado nesta quinta-feira, 17, e no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste – Instituto Santé foram realizadas diversas atividades. A data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre a importância da assistência segura. 

São seis metas seguidas e respeitadas no Hospital Regional de São Miguel do Oeste: identificar corretamente os pacientes; melhorar a comunicação; melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos; assegurar cirurgia em local de intervenção, procedimento e paciente corretos; higienizar as mãos para evitar infecções; e reduzir o risco de quedas e lesão por pressão.

As metas foram criadas pela OMS e implementadas pelo Ministério da Saúde nas instituições que atendem pelo SUS. Tem como objetivo, qualificar o cuidado em saúde, abordando os pacientes, familiares, gestores e profissionais, através da sensibilização das pessoas a estarem mais cientes dos procedimentos realizados nos hospitais, seja conhecendo, perguntando e informando.

Profissionais e pacientes seguros

Em uma pesquisa realizada com os colaboradores do Hospital Regional de São Miguel do Oeste, os entrevistados relataram que para alcançar a segurança do paciente a equipe deve estar capacitada para execução de práticas seguras, eliminando ou mitigando a exposição do paciente a riscos assistenciais. 

Além da pesquisa, os colaboradores da instituição foram abordados com dinâmicas e atividades relacionadas a data. Com foco em potencializar as práticas de segurança ao paciente, foram desenvolvidas 12 iniciativas. Uma das ações, trata-se do engajamento do paciente no cuidado. 

“O nosso objetivo enquanto instituição de saúde é atender com a qualidade para o cliente e com a segurança necessária para o atendimento. No Hospital Regional o processo de melhoria contínua é constante. A qualificação dos profissionais, o acompanhamento e revisão dos processos, são grandes aliados para manter bons resultados associados às metas internacionais de segurança do paciente”, afirma o diretor assistencial do Hospital Terezinha Gaio Basso, Ezequiel Paixão.

>>>Clique e receba notícias do JRTV Jornal Regional diariamente em seu WhatsApp.


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook