Hospital Regional de São Miguel do Oeste realiza a segunda captação de órgãos de 2022

25/01/2022 - 09h40

A cirurgia foi na manhã deste domingo, 23. Esta foi a segunda captação realizada, em menos de 20 dias, no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso - Instituto Santé. 

A cirurgia para captação dos órgãos durou menos de três horas. Além dos profissionais do Hospital Regional, equipes de Curitiba e de Florianópolis participaram da cirurgia. O procedimento, que foi realizado no Centro Cirúrgico do Hospital Regional, captou fígado, rins e córneas. A doação poderá beneficiar até 5 pessoas. 

A gerente da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e presidente da Comissão Hospitalar de Transplantes (CHT) do Hospital Regional, Andréia Fiorini, explica que a Comissão é composta por uma equipe multidisciplinar que acompanha todo o processo de diagnóstico de morte encefálica e acolhimento familiar. “A captação de órgãos é um momento delicado, que envolve uma mistura de sentimentos... De um lado, a dor de uma família, e do outro, a esperança de vida para quem precisa de uma doação”. Andréia reforça ainda que o desejo de ser doador deve ser informado aos familiares. “É a família que vai autorizar a doação de órgãos em casos de confirmação de morte encefálica”.

Doação em vida

Você sabia que a doação também pode ser feita em vida? Doador vivo é qualquer pessoa saudável que concorde com a doação, desde que não prejudique sua própria saúde. Por lei, pais, irmãos, filhos, avós, tios e primos podem ser doadores. Não parentes podem ser doadores somente com autorização judicial.

Os órgãos e tecidos que podem ser obtidos de um doador vivo são:

  • Rim: por ser um órgão duplo, pode ser doado em vida. Doa-se um dos rins e tanto o doador quanto o transplantado podem levar uma vida perfeitamente normal;
  • Medula óssea: pode ser obtida por meio da aspiração óssea direta ou pela coleta de sangue;
  • Fígado ou pulmão: poderão ser doadas partes destes órgãos.

>>>PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP. 


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook