Os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
(Ideb) referentes a 2019 indicam que Santa Catarina segue acima da média nacional
no Ensino Fundamental e melhorou o desempenho entre os alunos do Ensino Médio,
nível que historicamente representa os maiores desafios para a Educação. O
levantamento foi divulgado na manhã desta terça-feira, 15. Realizado a cada
dois anos, o Ideb é uma iniciativa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas
Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC),
para o medir o desempenho do sistema educacional brasileiro.
O desempenho de Santa Catarina no Ensino Médio era de 4,1 em 2017 e subiu
para 4,2 em 2019, alcançando o melhor índice em oito anos nessa faixa etária e
dentro da média nacional. O índice calculado pelo INEP varia de 0 a 10 e
considera as taxas de aprovação dos alunos com o resultado dos alunos no
Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
O crescimento se deve ao melhor desempenho dos alunos na prova do Saeb em
2019, em que houve avanço de nota tanto na avaliação de português quanto de
matemática. A implementação e ampliação do Ensino Médio Inovador e Ensino Médio
Integral em Tempo Integral estão entre os fatores que contribuíram para o
resultado positivo.
O secretário de Estado da Educação de Santa Catarina, Natalino Uggioni,
ressalta que a expectativa é avançar ainda mais nos próximos levantamentos, já
que houve pouco tempo para que as ações iniciadas pela gestão em 2019
impactassem no resultado do Ideb. “A Educação é um investimento de longo prazo,
por isso criamos ações para o Estado de Santa Catarina que reflitam na melhoria
da educação pelos próximos anos”, frisa Uggioni.
As ações citadas pelo secretário incluem investimentos de R$ 125 milhões
em mobiliário, livros e equipamentos de tecnologia, como lousas digitais,
computadores e projetores para apoio ao aprendizado dos alunos. Dentro do mesmo
investimento, também está a entrega de laboratórios equipados para as
disciplinas de matemática e ciências da natureza. Também há ações no campo
pedagógico, como a implantação do Novo Ensino Médio, a chamada de 4 mil
servidores efetivos em dois anos e os programas de formação continuada dos
professores.
Anos iniciais do Ensino Fundamental acima da
meta estipulada
O desempenho entre os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental
alcançou índice de 6,5, seguindo o desempenho registrado há dois anos. O resultado
esteve acima da média nacional, de 5,9. Além disso, superou a meta de
desempenho 6,3, estipulada pelo INEP para 2019 com base no desempenho histórico
de Santa Catarina no Ideb.
Já nos anos finais do Ensino Fundamental houve oscilação de 5,2 para 5,1
no desempenho dos alunos de Santa Catarina, apesar do índice permanecer acima
da média nacional, de 4,9. O desempenho é reflexo do cenário nacional da
educação nessa faixa etária, considerando que nenhum estado conseguiu atingir a
meta estipulada pelo INEP para o Ideb de 2019.
Ações para a evolução do quadro
A Secretaria de Estado da Educação (SED) vislumbra a evolução do quadro e
a melhoria na aprendizagem pela implementação de um conjunto de ações. Essas
iniciativas englobam a gestão e o monitoramento da educação, a garantia de
formação continuada aos professores e a prática educacional fundamentada no
Currículo Base do Território Catarinense, lançado em 2019 para o Ensino
Fundamental e em elaboração em 2020 para contemplar também o Ensino Médio.
Na gestão da Educação, o Sistema de Inteligência de Dados Educação na
Palma da Mão, desenvolvido na SED, ampliou as perspectivas de diagnóstico e
monitoramento de frequência e desempenho escolar na rede estadual. O uso e
aprimoramento contínuo do sistema permitiu que, durante a pandemia, a SED possa
monitorar a atividade escolar de aluno por aluno, com os dados fornecidos pela
rede de ensino.
Mesmo com a suspensão de aulas presenciais, a implementação do Currículo
Base do Território Catarinense para o Ensino Fundamental e a formulação da
versão para o Ensino Médio continuam, materializadas em formações continuadas
on-line para todos os professores da rede. Apenas nos dois primeiros ciclos de
formação do ano ministrados pela Diretoria de Ensino, são 60 webinars com
interação entre os docentes de março a novembro. Além de estimativa de pelo
menos 55 horas de cursos certificados, que já abrangem mais de 25 mil
professores em atividade na rede.
Como particularidade ao Ensino Médio, o secretário Natalino Uggioni reforça
que a necessidade de atualização no contexto nacional mobilizou a mudança pelo
Novo Ensino Médio. Com a adesão de 120 escolas da rede estadual de ensino em SC
em 2020, o modelo contempla ampliação de carga horária, aprofundamento de
trilhas de aprendizagem, inserção de projeto de vida e outras formas de agregar
significado à jornada do estudante até seu ingresso no mundo do trabalho.
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