Infectologista recomenda formas de prevenção ao coronavírus

18/03/2020 - 11h44

O Comitê de Crise do coronavírus, informou na tarde desta terça-feira (17), que chegou a registrar três casos suspeitos da doença em São Miguel do Oeste, mas dois deles foram descartados por critérios epidemiológicos. O único caso ainda considerado suspeito é de um homem, que foi atendido no Hospital Regional na noite desta segunda-feira (16). Os materiais coletados para exame foram enviados ao Laboratório Central (Lacen), em Florianópolis, e a expectativa é de que os resultados saiam em até quatro dias.

Na manhã desta terça, a Secretaria de Saúde, por meio do setor de Vigilância Epidemiológica e de Infectologia, reuniu profissionais da rede pública e particular de saúde, e também representantes da Administração Municipal e exército, a fim de compartilhar informações e padronizar protocolos de atendimento e disseminação de informações relativas ao Covid-19. A reunião aconteceu no auditório da Unimed.

A médica infectologista, Priscila Garrido, recomenda que sejam evitadas aglomerações e contato direto entre pessoas, e que sejam adotados cuidados de higiene e limpeza que reduzam as probabilidades de contaminação, como lavar as mãos com frequência com água e sabão ou álcool em gel. O atendimento médico só deve ser buscado em casos de urgência ou emergência, e quem apresentar sintomas respiratórios deve priorizar o isolamento domiciliar.

OUTRAS RECOMENDAÇÕES:

1.     Sem pânico

A pandemia já era iminente, o anúncio era apenas uma questão de tempo, mas nós podemos fazer essa história ser diferente aqui no Brasil seguindo as orientações recomendadas. Lembre-se: as informações são muito dinâmicas e as recomendações podem mudar diariamente.

2.     Sem Fake News

Se você quer divulgar algo, consulte a fonte. O site do Ministério da Saúde e nossos canais de comunicação possuem informações confiáveis.

3.     Evite beijo, abraço e aperto de mão

Nosso país é caloroso, mas precisaremos mudar esse hábito por um período. Todos vão entender a necessidade de cumprimentar apenas com um sorriso à distância.

4.     Visita aos idosos podem esperar também

Idosos acima de 60 anos são um dos principais grupos de risco. É recomendado evitar que tenham contato com pessoas com sintomas.

5.     Higienize sempre as mãos e procure não tocar o rosto

Higienize as mãos com frequência, utilizando água e sabão ou álcool gel.

6.     Cubra o rosto quando tossir

Dê preferência, usando lenço descartável ou os braços (a parte interna do cotovelo).

7.     Evite aglomerações

Se puder permanecer em casa e evitar locais fechados com muitas pessoas, tanto melhor.

8.     Sempre alerta

Nós podemos ser os vigilantes. Promova a prevenção no seu entorno.

>>>Clique e receba notícias do JRTV Jornal Regional diariamente em seu WhatsApp.


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook