Inicia pavimentação em concreto da BR-163, no Extremo Oeste de SC
As equipes do DNIT executam um serviço inovador chamado whitetopping, em que o concreto é lançado diretamente sobre o asfalto

Foto: DNIT/ASCOM

Foto: DNIT/ASCOM

13/05/2022 - 11h19

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) iniciou ontem (12) a pavimentação em concreto da pista principal da BR-163, em São José do Cedro, na altura do km 97. O pavimento, atualmente em asfalto (pavimento flexível), será todo coberto por concreto (pavimento rígido), o que traz ganhos de durabilidade e segurança para uma rodovia marcada pelo grande fluxo de carretas de transporte de grãos. A escolha pelo concreto se deu justamente pela BR-163/SC ser um corredor logístico de insumos para o agronegócio.

No local, as equipes do DNIT executarão um serviço inovador chamado whitetopping, em que o concreto é lançado diretamente sobre o asfalto, utilizando-o como base. A operação inicia após diversas ações na BR-163/SC, como a inauguração do viaduto de acesso a São José do Cedro, a rótula de acesso ao município de Princesa, e a construção de ruas laterais ao longo da rodovia. O passo seguinte é avançar na pista principal com a nova pavimentação.

Novo fluxo de trânsito

Durante o dia, o trânsito será interrompido totalmente (em ambos os sentidos) por duas horas para que a pavimentação seja aplicada. Após este período, o tráfego é aberto em meia-pista, no sistema 'pare e siga', até zerar a retenção de tráfego.

Com o fim da retenção, a rodovia volta a ser completamente interditada por mais duas horas para sequência das obras. Depois, há nova execução de 'pare e siga' em meia-pista até que a retenção de veículos seja novamente zerada. O trabalho segue nesta alternância diariamente das 7h às 18h. À noite, não haverá obra, mas, devido à necessidade de secagem do concreto aplicado, o tráfego seguirá em meia-pista e no sistema 'pare e siga'.

Os trabalhos serão diários e vão avançando ao longo da rodovia. O sistema 'pare e siga' seguirá sendo executado 24 horas por dia enquanto as obras perdurarem - inclusive aos finais de semana. Os motoristas podem utilizar rotas alternativas e desvios por rodovias estaduais.

No local, as equipes do DNIT farão a sinalização necessária para segurança da operação. O DNIT pede atenção aos motoristas que passarem pelo local.

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  • por
  • Jornal Regional
  • FONTE
  • Núcleo de Comunicação Social do DNIT/SC



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