Inmetro divulga lista com 10 carros que mais consomem combustível no Brasil

Modelo Spin, da Chevrolet, é o primeiro da lista entre os que mais consomem combustível (Juan Pablo Sorondo/Pixabay)

Modelo Spin, da Chevrolet, é o primeiro da lista entre os que mais consomem combustível (Juan Pablo Sorondo/Pixabay)

24/02/2023 - 10h46

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) divulgou recentemente a tabela de 2023 com os carros que mais consomem combustível no Brasil.

A lista faz parte do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), que tem como objetivo orientar o consumidor em relação ao consumo de energia dos carros, mostrando os carros de passeio, picapes e utilitários a venda no país.

A pesquisa traz informações sobre autonomia, consumo, eficiência energética e emissão de gases. Confira abaixo os dez automóveis que mais consomem combustível segundo o instituto:


Vale lembrar que, desde a publicação da Portaria Inmetro Nº 377/2011, os modelos a combustão já trazem os valores na etiqueta e nas divulgações devidamente ajustados para refletir o uso cotidiano em quilometragem por litro (km/l).

Manutenção do carro

Os gastos com combustível têm uma grande importância na compra de um carro. Segundo o engenheiro mecânico Denis Marum, o consumidor deve saber que há veículos que consomem combustíveis diferentes um do outro em função da potência do motor, do peso do carro e da relação câmbio e motor.

Marum explica que as montadoras vivem em uma briga para ver qual carro faz mais quilômetro por litro, mas, se o motorista não cuida e não mantém a manutenção do veículo em dia, o selo que ele traz acaba não valendo muito.

“O motorista que não sabe cuidar do carro e não sabe dirigir corretamente, vai nivelar seu veículo de selo A com um de selo E”, ressalta.

O engenheiro conta que, em um teste que participou junto com outros profissionais, conseguiu medir a eficiência energética dependendo de quem estava dirigindo.

“Tiveram motoristas que consumiram até 40% a mais de combustível devido à maneira de dirigir. Outro resultado da pesquisa mostrou que carros com manutenção em dia consomem 30% menos do que os sem manutenção”.

De acordo com Marum, se o motorista não faz revisão, deixa a suspensão com folga, as rodas desalinhadas, desbalanceadas, não troca a vela, o carro acaba gastando muito mais combustível.

>>>PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP.  


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook