Instituto Butantan apresenta a primeira vacina 100% brasileira contra a Covid-19

Butantan espera iniciar oferecer 40 milhões de doses e começar a imunizar a partir de julho

Butantan espera iniciar oferecer 40 milhões de doses e começar a imunizar a partir de julho

26/03/2021 - 07h28

O Instituto Butantan anunciou em coletiva na manhã desta sexta-feira (26), a criação da Butanvac, que pode ser a primeira vacina 100% brasileira contra a Covid-19. Com a estimativa de enviar o pedido de autorização para iniciar os estudos clínicos em voluntários à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) o Butantan informa que há condições de oferecer 40 milhões de doses e começar a imunizar a partir de julho. 

"Essa é uma vacina prioritariamente para o Brasil e brasileiros, depois atenderemos outras nações que também sofrem com a Covid-19. A produção vai iniciar em maio.  Ainda hoje o pedido de reconhecimento da vacina será protocolado junto à OMS para que o órgão possa acompanhar a testagem das fases 1, 2 e 3.

De acordo com o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, o desenvolvimento da nova vacina começou no ano passado. "De lá para cá, um esforço intenso de toda a equipe do ponto de vista das negociações internacionais e nacionais", disse. "Hoje temos lotes suficientes para iniciar um estudo clínico que deverá ser muito claro. Hoje deveremos avançar na Anvisa com o DDCM, um dossiê clínico, e vamos dialogar para que, em dois meses e meio, terminar essa fase cínica e começar a produção."

Dimas Covas disse ainda que os estudos com a Butanvac inauguram uma nova geração de vacinas. "É muito mais barato esse tipo de produção, utilizando uma tecnologia nacional. Estamos falando de uma segunda geração de vacina, aprendemos com as anteriores e sabemos o que é uma boa vacina contra a Covid-19", disse o médico. "Poderemos usar menores doses de vacina por pessoas e com isso o quantitativo de doses pode ser aumentado."

>>>PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP. 


  • por
  • Jornal Regional
  • FONTE
  • Correio do Povo



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook