x

JR OPINIÃO: DIA DOS FINADOS

01/11/2022 - 19h25

DIA DOS FINADOS I  

Respeito – e de forma alguma repreendo – os que visitam, limpam e colocam flores nos túmulos no Dia dos Finados. Além, é óbvio, de rezar. É um sinal de respeito e consideração ao ente querido. Tal atitude, inclusive, merece ser enaltecida. 

Eu, no entanto, quando partir “desta para a pior” desejo que todos meus órgãos ‘aproveitáveis’, mesmo ciente que não haverá nenhum, sejam doados. Se sobrar alguma coisa que enviem a cursos de Medicina. Nada de velório. Nem de enterro e, muito menos, lágrimas, principalmente de ‘crocodilos’. 

DIA DOS FINADOS II   

Que não se sofra por minha morte. E que eu não seja enterrado em solo consagrado. E que nenhum sacristão venha a dobrar o sino. E que ninguém me acompanhe em funeral. E que ninguém me acompanhe em funeral. E que não se plantem flores em minha sepultura. E que ninguém me recorde”. Thomas Hardy.  

NOVAS MANIFESTAÇÕES PREVISTAS EM SÃO MIGUEL 

O resultado da eleição, com a vitória de Lula, deve ir muito além do que bloqueios de rodovias na região Sul. Até por que a Polícia Federal vai intervir.  

Em São Miguel não será diferente, me antecipou um dos líderes do movimento, que não autorizou que seu nome fosse revelado.  

Ele disse que um grupo já articula outras formas de manifestações “muito mais abrangentes do que aconteceu ontem em vários trevos de cidades onde a maioria na população votou para o candidato do PL”. 

A fonte não citou nem ensinou quais seriam as formas dos protestos, mas adiantou que, independente do que o atual presidente recomendar, elas acontecerão. 

Os participantes do grupo entendem que com a eleição de Lula o país retrocederá e que se Bolsonaro fosse reeleito seria a continuidade das melhorias que o país precisa e, apesar da pandemia, estavam ocorrendo.  

Questionado sobre se as ações podem resultar em conflitos, ele disse que da parte do grupo não haverá qualquer incitação à violência, porém, advertiu que provocações poderão não ser toleradas.  “A democracia deve prevalecer e ser respeitada e é nisso que estamos embasados”, argumentou.   

“CLASSIFICADOS” 

  • GAROTAS DE PROGRAMA: Oferecemos as melhores companhias para animar festas de políticos. Temos canhotas para os de esquerda, destras aos de direita e espíritas para os de centro. 
  • MEIO URGENTE: Vendo “fuque” meio conservado, meio original, meio arranhado, com pintura meia-boca. Aceito propostas por “e-meio”. 
  • ASTROLOGIA: Vovó Joana, famosa vidente, joga búzios, tarô, pedras africadas, palito, vinte e um e buraco paraguaio. Consultas somente com hora e ‘cartas’ marcadas.  

VALORES INVERTIDOS  

Nunca participei desses grupos de WhatsApp. Nem da minha própria família. É claro que há exceções, mas a maioria desses grupinhos servem apenas para divulgar inutilidades e, principalmente, fofocas.  

Muitas pessoas têm vários grupos. Desperdiçam valioso tempo visualizando as publicações. Não critico quem faz isso. Cada um faz o que quer. Eu considero uma inutilidade. 

COISAS QUE A IDADE NOS PROPORCIONA  

Ao contrário de quando era jovem, hoje, se, por exemplo, for taxado de antiquado, ultrapassado, orgulhoso e outros defeitos que eu sei que não os detenho, não fico preocupado, chateado e magoado.  Minha idade me impede de me importar com picuinhas. 

Também não destino muita importância aos elogios. Uns não passam de puxa-saquismos. Outros, sinceros, podem gerar o convencimento fazendo com que julgue ser melhor do que é. 

IRRELEVÂNCIA NÃO DÁ IBOPE 

Tem pessoas que não passam de simples despercebidos e ficam apavoradas só de imaginar o que podem, supostamente, pensarem delas. 

Meus queridos, de gente insignificante ninguém comenta, justamente por serem diminutos. O ibope só acontece quando os falatórios envolvem pessoas influentes, ricas e bem-sucedidas. 

DOIS ANOS DE TOTAL SUCESSO 

O Bonno Atacado e Varejo completou dois anos. E já faz algum tempo começou a implantação de uma unidade em Dionísio Cerqueira, tão moderna quanto a de São Miguel. Fazem parte do grupo os supermercados Vipi de São Miguel e o de Francisco Beltrão. 

O sócio proprietário, Francisco Crestani, é um dos empresários mais visionários que conheço. Sua trajetória, em São Miguel do Oeste, começou em 1984, quando adquiriu o, então, Supermercado Solto, localizado próximo à esquina da Avenida Getúlio Vargas com a Rua Santos Dumont.  

Desde então, por meio de muito empenho, chegou num estágio de avançado sucesso em seus empreendimentos que são referências na geração de inúmeros empregos diretos e indiretos, além de considerável geração de impostos.  

SE LHE FAZ BEM, QUE MAL TEM 

O ser-humano precisa ter vida social. O isolamento é prejudicial à saúde física e emocional. Isso está mais do que comprovado.  

Por outro lado, penso que quem sente-se melhor vivendo só, tipo da casa para o trabalho e do trabalho para casa, tendo apenas meia-dúzia de amizades, não comete ilicitudes e, principalmente, não incomoda ninguém, além de estar no seu direito, merece ser enaltecido por optar por uma vida reservada e honesta. 

E, ademais, o prazer e a felicidade não são iguais para todos. O agradável para alguns não é o mesmo para outros.  

DAS MINHAS FILOSOFIAS DE ARAQUE 

A mente desmente consciente a quem mente inconsequentemente ao seu subconsciente. Seja intencionalmente ou despretensiosamente. Mente para sua mente, mas nunca para seu estado consciente.  

NOSSO ATUAL ESTÁGIO 

O declínio acentuado de nossa cada vez mais ‘desenvolvida’ sociedade atingiu o grau que o mal não necessita mais se ocultar. Seus praticantes deixaram de ser malvistos. Vários são até admirados.  

ORGULHO E AMBIÇÃO 

Muitas pessoas são orgulhosas e ambiciosas. Algumas são ricas. Outras são pangarés. Tudo bem. Cada um, cada um. 

Apenas fiquem atentas. Orgulho e ambição são pecados que, em muitos casos, dirigem os injustos.  

E COMO DISSE O ILUSTRE (o cafajeste) 

Quer ser mais positivo? Perca um elétron. 

HÁ DEZ ANOS  

Para um jornalista opinativo, é mil vezes melhor ser criticado do que ignorado. E, na maioria das vezes, o silêncio é a melhor resposta.  

Abraham Lincoln, o mais venerado presidente dos EUA, costumava repetir que se fosse responder todas as críticas que lhe eram dirigidas não trataria de mais nada.  

>>>PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP. 


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook