x

JR OPINIÃO: Novo conteúdo

07/10/2022 - 16h53

NOVO CONTEÚDO

A coluna estreou na segunda-feira. Na terça, quarta e ontem sempre teve novas publicações. Todos os comentários foram exclusivos sobre as eleições.

A partir de hoje, o conteúdo será o que vai prevalecer. Alguns ajustes serão feitos. No entanto, as atualizações diárias seguirão. Desta forma, diariamente, o leitor terá novidades. A agilidade também será marca registrada.

Sobre minhas participações no JRTV, comento nas postagens deste final de semana. Antecipo que entre elas estão um programa de entrevistas diferenciado, criativo e que fique distante da mesmice.

Importante frisar que o JRTV, da qual serei um colaborador, têm quase 30 mil seguidores. Também há os que não seguem, mas visualizam. Além disso, tudo será compartilhado nas redes sociais do portal e da TV.

GRATA SATISFAÇÃO

Nesta semana retornei a trabalhar na Cooperoeste, fabricante dos produtos lácteos Terra Viva e Amanhecer.  É a maior cooperativa da região e uma das que mais arrecada impostos em Santa Catarina para o governo federal. Fui recepcionado de maneira atenciosa, respeitosa e educada. Como de costume.

Atuarei no Departamento de Marketing. E o melhor de tudo: com o jornalista e super boa gente Eduardo Cristofoli, irmão do juiz de Direito, Márcio Crstofoli.

Eu e o Eduardo cursamos algumas disciplinas no curso de Jornalismo. É um baita profissional. Já trabalhou em vários meios de comunicação, sempre de forma magistral. Entre eles, foi repórter e apresentador da Record de Xanxerê e, na então, RBS TV, Joaçaba, onde exerceu a função de âncora do Jornal do Almoço.

Nunca ouvi alguém falar mal dele. Só comentários elogiosos.  Já trocamos algumas ideias. Ele ficará mais na área de marketing e eu no jornalismo. Mesmo com alguns anos a mais de experiência, e trabalhado em mais meios de comunicação, tenho certeza que vou aprender muito com ele.  

PRESENÇA MAIS DO QUE CONFIRMADA 

Está sendo organizada uma festa que reunirá alguns ex-repórteres jornalísticos da RBS TV - onde exerci a profissão por dois anos. Estou entre os convidados. Isso me deixa extremamente envaidecido. A data ainda não foi definida, mas serão dois dias.  

Será um prazer imensurável reencontrar e conversar com ex-colegas e de várias situações inusitadas. E muitas outras coisas também. 

COISA DE GENTE MESQUINHA

Minha tolerância é bastante elevada em relação aos erros alheios, pois tenho consciência da minha própria capacidade de cometê-los. E são muitos acumulados desde que me conheço por gente.

O que não admito é quando alguém erra e, para se esquivar, cria acusações estapafúrdias contra a pessoa que foi vítima do seu erro. Trata-se de postura inadmissível. Figura entre as atitudes mais abjetas que existem.

Mentir, fugir da responsabilidade e ainda imputar a vítima a culpa de tudo, multiplicando seu prejuízo, é mais do que abominável. Mais abjeto que isso só se ainda acreditar que merece ser respeitado depois de tamanha sacanagem.

ENXERGAR O LADO BOM

Em São Miguel, a exemplo de todas as cidades, tem aquelas pessoas malas, inconvenientes, que só proferem chatices, de posturas inadequadas. Algumas, não fosse o dinheiro, não receberiam atenção nem do cachorro de estimação. 

Mas por aqui há muita gente boa. Pessoas bacanas, adeptas à honestidade e que desfrutam de uma confortável condição financeira graças ao trabalho bem feito. Gente que pratica a caridade material e espiritual. Geralmente de maneira silenciosa. São elegantes. Desconhecem o rancor e tantos outros sentimentos nocivos.    

Então, na hora de comentar sobre nossos habitantes, vamos lembrar e destacar essas pessoas. Elas merecem. Além disso, são predominantes.  

MALAS

Quando a pessoa passa por uma fase complicada todos se afastam. Fato. É normal. Ficam meia-dúzia de amigos verdadeiros. Além deles, quem nunca desgruda, seja na alegria ou na dor, são os malas. Seus conselhos inúteis e chatos só atrapalham.

Suas bocas são magníficas produtoras de asneiras. Amoladores que proferem baboseiras o tempo todo. E nunca cansam.  Especialistas em conversas para boi dormir.

Em absolutamente nada acrescentam. E nunca se tocam que não são bem-vindos. Nem quando xingados.

SIMPLES ASSIM

Não compreendo – apesar de tentar exaustivamente entender -, pessoas que se submetem a situações desgastantes para ´agradar´.

Exemplo: frequentar um ambiente onde ficam o tempo todo desconfortáveis. Se não se sente bem não vá. Sofrer gratuitamente é para masoquista.     

GENTE INSUPORTÁVEL

Eu, sinceramente, nutro uma antipatia por pessoas que falam demais. E quem exagera na prosa não tem conteúdo. Geralmente nem sabe o que diz. E, por uma questão de educação, somos obrigados a aturá-los. Ou melhor: torturar-nos.

E não adianta dizer que temos um compromisso urgente. É muito provável que o sujeito queira ir junto. Ou, com sua fala demasiada e inútil, fazer com que o ouvinte chegue atrasado.  

E esse tipo de ´patologia grave´ não tem cura. Desconheço se há tratamento. Só sei que a doença está proliferando. 

TRISTE REALIDADE

A tecnologia evolui cada vez mais. Isso é bom. Mas nem tanto. É triste, e não raro, que a primeira atitude de determinadas pessoas ao se depararem com um grave acidente de trânsito, por exemplo, não seja socorrer as vítimas ou, ao menos, procurar por socorro ou buscar ajuda. Isso fica para depois.

A primeira ação é fotografar e filmar com seus aparelhos celulares. E no subconsciente a vontade voraz que quanto pior melhor. E, em seguida, compartilhar com meio mundo. A decepção é se não há sinal. Se alguém morreu ou não, pouco importa.

EM TEMPO: Quem sabe a inadequada postura seria diferente se os envolvidos no acidente fossem familiares, parentes ou amigos próximos.

PSICOLÓGICO DAS CRIANÇAS

Faz tempo que os índios da Amazônia estão abandonados. Mas, se analisarmos o aspecto psicológico as crianças, principalmente que moram em grandes cidades, a delas é maior.

SE FICAR COMO ESTÁ É LUCRO

A criatividade das ideias do ser humano estacionou. A inspiração é vagarosa para não dizer nula. O novo já foi reciclado incontáveis vezes. 

E aqui incluo os jovens. Num passado distante sempre foram apontados como responsáveis pela evolução das ideias brilhantes do futuro. Isso até aconteceu. Faz muito tempo que ninguém recorda. E a tal afirmação de que ‘na natureza nada se cria tudo se copia´ não está ameaçada de extinção. Ao contrário: prolifera-se.

E o cenário seguirá o mesmo em relação a atual geração. Para quem ouve, dança e até classifica o lixo do funk de cultura e despreza o rock nacional dos anos 1980, o máximo que pode se esperar é que a capacidade inovadora, pelo menos, não piore.

DICA

Quando não se sabe manusear algo ou desconhece a situação - seja qual for -, o melhor é ser humilde e pedir ajuda. Assim evitará cagadas e até prejudicar alguém.

Na dúvida, não ultrapasse. Não faça o que não sabe. Não por insegurança, mas evitar eventuais transtornos para si e a terceiros.   

É COMPLICADO

Não se trata de antipatia. Muito menos preconceito. Mas é difícil – em alguns casos impossível -, manter um diálogo razoável com gente cuja a inteligência está abaixo do limite exigido.

Os assuntos são desagradáveis, exaustivos e, principalmente, inúteis. Alguns chegam a causar ansiedade.

E o pior é que os que menos detém conhecimento são os que mais falam. Suas bocas proliferam asneiras numa patética e ridícula tentativa de aparentar dominar algo ou situação que desconhecem. 

PENSO ASSIM

A defesa da estabilidade do serviço público é uma das maiores maldições lançadas por deuses malignos.

Estabilidade é amiga da preguiça, amante do trabalho meia-boca e inimiga do progresso.

É claro que não podemos generalizar. Por isso, peço perdão aos poucos que exercem suas funções de forma exemplar.

QUALQUER UM RECONHECE

Quenga é o tipo de mulher que se reconhece na hora. Pode ir no melhor cabelereiro, maquiar-se como uma princesa e vestir-se tal qual uma dama.

Quando abre a boca, a fala, mesmo que por breves instantes, revela quem ela é. Fora, em alguns casos, o mal hálito

FALASTRÃO

A irritabilidade sempre me afasta daqueles momentos que, sem absolutamente nada para fazer, sinto que o ócio está me conduzindo ao vulgar.   

E para se chatear é fácil. Tenho inúmeras alternativas. Uma é assistir o Karnal. Nunca sei se no final dos seus comentários é para rir ou chorar. Eu me desespero. 

Admito que comparado a ele, um oceano, sou um insignificante grão de areia miúdo. Isso não me obriga a admirá-lo.  

Na minha opinião, trata-se de um mala. É um livro mesquinho de autoajuda falante.

LITERATURA DE ARAQUE

Livros de autoajuda ajudam. Ajudam seus autores ganharem dinheiro fácil.  Buscar conforto e força nesses livrecos é tão eficaz quanto prescrever um anti-inflamatório para um depressivo.

FRASES ANTES DA MORTE

  • Tenho certeza. É só apertar neste botão.
  • Vou subir. É claro que a escada é segura.
  • Fique tranquilo. É só cortar o fio vermelho. Tenho certeza.
  • Não é nada disso que você está pensando. Só estava conversando com sua esposa. Nem percebi que estamos nus.
  • Atira. Você não é homem para fazer isso.
  • Não estou bêbado. Vou atravessar o rio nadando ida e volta.
  • Vou acelerar tudo e provar que esse carro é totalmente seguro.

E COMO DISSE O ILUSTRE (o cafajeste)

Trabalho em equipe permite que você coloque a culpa em outro.

HÁ DEZ ANOS

Mesmo com o frio – fora de época – o Rud´s super lotou na sexta-feira passada. Praticamente não dava para se mexer. Foi um dos maiores públicos registrados desde a inauguração do bar.

A dupla Marcos e Eduardo mostrou que entende do assunto quando se trata de sertanejo universitário e animar a galera.

Além disso, foi montada uma superestrutura metálica no palco, com muitas luzes, cores e efeitos especiais.

O SOM

“Nasci com uma sede curiosa. Uma fome de ser livre. O que aprendi ao longo dos anos não me anima, porque sou um estranho solitário. Sempre o serei”. Parte da letra de ´Lonely Stranger´ - Eric Clapton.

FALTOU DIZER 

Os candidatos mais votados para o Senado, Congresso e Assembleia Legislativa em Santa Catarina são do PL.  

Jorge Seif Junior, senador eleito pelo Estado, recebeu 1.484.110 votos. Caroline Rodrigues de Toni foi a candidata a deputada federal catarinense mais votada com 227.232 votos. Já a maior votação entre os postulantes a uma vaga à Assembleia Legislativa ficou com Caroline Campagnolo Galvão. Ela somou 196.571 votos.  

E TEM MAIS: É mais do que certo que Jorginho Mello vencerá fácil no segundo turno, tornando-se, a partir de janeiro, governador. E não fica só nisso. Tudo indica, com o anúncio de que receberá apoio do MDB, e, possivelmente, outros partidos, que será fácil ter a maioria na Assembleia. 



  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook