Juiz manda PF enviar ao Supremo cópia de inquérito sobre invasão de celulares de autoridades

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal — Foto: Carlos Moura / SCO/STF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal — Foto: Carlos Moura / SCO/STF

03/08/2019 - 10h19

O juiz Ricardo Leite, da 10ª Vara Federal de Brasília, determinou nesta sexta-feira (2) à Polícia Federal que envie ao Supremo Tribunal Federal (STF) a cópia do inquérito que apura a invasão de celulares de autoridades.

O ofício foi enviado em cumprimento a uma decisão do ministro Alexandre de Moraes. Nesta quinta (1º), Moraes mandou a Justiça enviar cópias do inquérito e das mensagens (leia detalhes mais abaixo).

Segundo a assessoria da Justiça Federal de Brasília, o ofício de Ricardo Leite determina à PF que atenda à solicitação do ministro. O prazo imposto pela decisão de Moraes é de 48 horas, o que inclui o fim de semana. Diante disso, o prazo termina às 13h de domingo (4).

A decisão de Moraes não retira o inquérito da primeira instância. Portanto, a investigação continuará com o juiz Ricardo Leite e com atuação da Polícia Federal e do Ministério Público Federal.

Decisão de Alexandre de Moraes

Segundo o ministro do STF, a decisão desta quinta-feira foi motivada por "notícias veiculadas apontando indícios de investigação ilícita contra ministros da Corte".

O jornal "Folha de S.Paulo" publicou supostas mensagens segundo as quais procuradores da Lava Jato no Paraná pretendiam investigar ministros do Supremo.

"Diante das notícias veiculadas apontando indícios de investigação ilícita contra ministros desta Corte, expeça-se ofício ao Juízo da 10ª Vara Federal Criminal de Brasília, solicitando cópia integral do inquérito e de todo material apreendido durante a Operação Spoofing, no prazo de 48 (quarenta e oito) horas", determinou o ministro.

Alexandre de Moraes é relator de um inquérito no STF que apura ofensas a ministros da Corte, vazamento de informações ou atos irregulares de servidores contra integrantes do Supremo.

Foi no âmbito desse inquérito que ele determinou o envio de cópia da investigação que tramita na Justiça de Brasília.

Também na quinta-feira, o ministro Luiz Fux determinou o envio de uma cópia. Com isso, os dois ministros terão o conteúdo, que é sigiloso e está em poder da Polícia Federal.


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook