Júri popular de três dias condena cinco por morte de advogado em Guaraciaba

03/07/2019 - 17h06

Cinco homens foram condenados nesta quarta-feira (3) pela morte do advogado Joacir Montagna, 54, assassinado com um tiro à queima-roupa no próprio escritório em 2018 em Guaraciaba, no Oeste catarinense. Eles foram julgados em júri popular que começou na segunda-feira (1º).

Montagna foi morto em 13 de agosto de 2018. O inquérito foi concluído em 1º de novembro de 2018. Segundo a Polícia Civil, o crime foi encomendado, no entanto, a motivação é investigada em outro inquérito, ainda não concluído.

A denúncia era contra três irmãos que teriam sido contratados para o crime, um tio deles e um homem que seria mandante do crime.

Condenações

Segundo a assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), Lucas Gomes dos Santos, denunciado por ter atirado contra o advogado, foi condenado a 46 anos de reclusão, mas com acordo de colaboração premiada diminuiu a pena para 29 anos e 6 meses. Ele foi sentenciado por homicídio, receptação, associação criminosa e porte de arma de fogo.

O irmão de Lucas, Abel Gomes dos Santos, que teria entrado com ele no escritório, foi condenado a 36 anos e 6 meses de regime fechado por latrocínio (roubo seguido de morte), receptação e associação criminosa.

O outro irmão, David Gomes dos Santos, que teria auxiliado na fuga, foi condenado a 35 anos fechado, também por latrocínio, receptação e associação criminosa.

Adelino José Dala Riva foi condenado como mandante do crime a 34 anos de prisão em regime fechado. Ele foi sentenciado por homicídio duplamente qualificado (motivo torpe e uso de recurso que dificultou defesa da vítima) e porte ilegal de arma de fogo.

Já o tio José de Almeida, que segundo a denúncia ajudou na fuga de um dos sobrinhos e vendeu uma arma ilegal para bancar a defesa deles, foi condenado a 3 anos no regime semiaberto por porte de arma de fogo.

Adelino e Lucas ainda devem pagar uma indenização de R$ 200 mil para o filho e esposa da vítima.

Julgamento 

O júri popular começou às 9h de segunda-feira (1º) na Câmara Municipal de Vereadores de São Miguel do Oeste. Mesmo sem a motivação, a Justiça entendeu que o envolvimento de cada um deles está esclarecido.

Os cinco réus foram presos entre 29 de agosto e 5 de novembro de 2018, nas cidades catarinenses de Chapecó, Xaxim, São Miguel do Oeste, e em Rio Bonito (PR).

De acordo com a denúncia, os irmãos teriam recebido R$ 7,5 mil para cometer o crime.


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook