Justiça condena 18 integrantes de organização criminosa de tráfico de drogas em SC

28/06/2019 - 12h14

A Justiça condenou 18 pessoas que integravam uma organização criminosa que traficava drogas em Tubarão, Imbituba, Garopaba, no Sul catarinense e Palhoça, na Grande Florianópolis. Juntas, as penas somam mais de 230 anos de prisão. Os condenados foram presos na operação conjunta das polícias Civil, Federal e Militar, denominada de Bravo Zulu, que foi deflagrada em 16 de março do ano passado.

A primeira condenação foi divulgada no dia 15 do mês passado e resultou na condenação de quatro criminosos. A segunda sentença foi publicada terça (25), quando foram estabelecidas as punições para 14 pessoas.

Além da prisão, os condenados terão que pagar de multas e perderão valores, objetos e veículos adquiridos e usados pela quadrilha.

Investigações

As investigações mostraram que o grupo tinha grande potencial financeiro, adquirindo e mantendo casas, carros importados e até mesmo um avião de pequeno porte.

Empresas eram usadas para ocultação dos lucros provenientes do tráfico de drogas, como cocaína, maconha e drogas sintéticas, além de outros crimes. A quadrilha tinha estreita ligação com uma facção criminosa atuante em território catarinense e recrutava adolescentes para crimes.

Bravo Zulu

O nome da operação foi uma referência à expressão “Bravo Zulu”, que tem origem em um código de bandeiras que apresenta sinais específicos para símbolos ou grupos deles, estabelecido pelos aliados durante a II Guerra Mundial para permitir a operação conjunta de diferentes forças, como é o caso da operação.

Nessa combinação de sinais, a expressão “Bravo Zulu” era usada para declarar que uma tarefa foi realizada com sucesso, ou simplesmente bem feita.


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook