Municípios
catarinenses já podem fazer o cadastro na Plataforma +Brasil para receber,
futuramente, os recursos provenientes da Lei Aldir Blanc, criada
para auxiliar o setor artístico e cultural devido às restrições das atividades
causadas pela pandemia de Covid-19.
A Lei Aldir Blanc foi
sancionada no mês de junho e aguarda regulamentação. Nesse momento o recurso
será repassado aos estados e municípios, que terão a responsabilidade de fazer
a distribuição. Santa Catarina receberá R$ 97,6 milhões. Desse montante, cerca
de R$ 45 milhões virão para o Governo do Estado, por meio da Fundação
Catarinense de Cultura (FCC) e os outros R$ 52 milhões serão encaminhados
diretamente aos municípios catarinenses.
Para
operacionalizar esse repasse, será utilizado um sistema integrado que busca
reunir as diferentes modalidades de transferências de recursos da União para
estados e municípios.
Para o cadastro na
Plataforma + Brasil será necessário criar um perfil, com dados básicos e
informações sobre o Fundo para o qual será transferido o recurso ou, ainda,
outros dados bancários caso não exista fundo especifico, assim como os dados
dos gestores. Dúvidas poderão ser esclarecidas por meio do telefone 0800 978
9008.
Vale destacar que o
recurso da Lei Aldir Blanc poderá ser usado para pagamento de renda emergencial
mensal aos trabalhadores da cultura (em parcelas de R$ 600), subsídio mensal
para manutenção de espaços artísticos e culturais (entre R$ 3 mil e R$ 10 mil)
e iniciativas de fomento cultural, como editais, chamadas públicas, prêmios,
aquisição de bens e serviços vinculados ao setor cultural e outros instrumentos
destinados à manutenção de agentes, espaços, iniciativas, cursos, produções,
entre outros.
>>>Clique e receba notícias do JRTV Jornal Regional diariamente em seu WhatsApp.
DEIXE UM COMENTÁRIO
Facebook